Por ordem da Justiça, a eleição para presidente, vice-presidente, conselho fiscal e suplentes da Federação Cearense de Futebol marcada para esta terça-feira, às 10h, foi cancelada. A FCF, contudo, organizou uma assembleia extraordinária com clubes e ligas presentes e atendeu a solicitação da Fortaleza para a criação de uma comissão eleitoral independente.

Os participantes da assembleia elegeram 3 pessoas para integrar a comissão: Frederico Bandeira (presidente do TJDF/CE), Pedro Bruno (ex-auditor do TJDF/CE e secretário geral da OAB/CE) e Rafael Teixeira Ramos (renomado jurista cearense). Agora, o trio é quem vai elaborar o edital com todas as informações referentes a eleição da FCF.

Entenda o Caso:

No último dia 1º de julho, a FCF anunciou no próprio site as eleições para Presidente, vice-presidente, conselho fiscal e suplentes, com período para inscrição das chapas de 09 a 12 de julho. Apenas a chapa da situação, encabeçada pelo atual mandatário Mauro Carmélio se inscreveu.

Na sexta-feira passada, 16, o Fortaleza entrou com um pedido de cancelamento do pleito acusando a FCF de que houve erro na elaboração do edital. O pedido feito pelo clube tricolor argumentava que a Federação precisava criar uma comissão eleitoral baseada na Lei Pelé, apartada e independente da diretoria da FCF. 

Nessa segunda-feira, 19, o departamento jurídico da Federação enviou ao Fortaleza uma resposta sobre o pedido e manteve a eleição, alegando que quem iria decidir se devia ou não cancelar o pleito seria a assembleia, ou seja, os clubes e ligas, que iriam votar.

O Fortaleza, contudo, ainda na segunda-feira, 19, entrou com um pedido de tutela antecipada na Justiça para impedir a realização da Eleição. O Juiz Daniel Carvalho Carneiro, da 10ª Vara Cível, atendeu a solicitação do clube tricolor e mandou cancelar o pleito.

A Federação não concordou com a decisão do magistrado e na mesma noite de segunda-feira, entrou com um pedido de reconsideração. No entanto, o Juiz fez outro despacho e determinou o cancelamento da eleição.

A FCF cumpriu a decisão judicial, cancelou o pleito e a assembleia de clubes e ligas criou a comissão eleitoral.

📸 Pedro Chaves/FCF