A penúltima rodada do Grupo A da 1ª Fase da Série C do Campeonato Brasileiro começa neste sábado, 18. Todas as partidas são decisivas e podem até determinar os 2 rebaixados e 3 classificados para a 2ª Fase.

O Ferroviário, que se reencontrou com a vitória após 7 partidas ao golear o Paysandu por 5×1 na segunda-feira passada, só depende de si para conquistar a tão sonhada classificação, mas não poderá ser nesse final de semana. O Peixe vai enfrentar uma verdadeira pedreira, o Manaus, líder da chave, domingo, 16h, na Capital amazonense.

Já na última rodada, o Ferrão terá pela frente o Floresta, no Raimundão, em Caucaia. Com 23 pontos na 5ª colocação, a equipe coral pode até se classificar com apenas uma vitória, mas aí vai depender de tropeços dos concorrentes. Aliás, a disputa pelas 4 vagas à próxima fase está muito acirrada.

São 7 clubes, separados por apenas 4 pontos, brigando pela classificação: Manaus, Paysandu, Tombense, Botafogo/PB, Ferroviário, Volta Redonda e Altos/PI.

Rebaixamento

Já na parte de baixo da tabela, 3 clubes brigam para não cair. O Santa Cruz, lanterna, precisa de um verdadeiro milagre para escapar. Tem de vencer os dois jogos que faltam e torcer para um dos concorrentes perca as duas partidas. Jacuipense e Floresta são os outros que padecem no Z2.

A situação melhor, contudo, é do Lobo da Vila. A equipe cearense já pode fugir do rebaixamento nesse final de semana, caso vença o Volta Redonda, no Estádio Franzé Morais, em Itaitinga/CE, e a Jacuipense não ganhe do Botafogo/PB, em João Pessoa.

Aliás, esse seria o melhor para o futebol cearense em todos os aspectos. Já que na última rodada, o Ferroviário precisando de um resultado positivo pegaria o Floresta já sem chances de rebaixamento.

Confira abaixo a classificação atualizada do Grupo A e os próximos jogos.

📸 Lenilson Santos/FerroviárioAC