Foram mais de 570 dias sem poder comparecer ao estádio. Porém, o torcedor voltou a acompanhar uma partida de futebol, após o início da pandemia. Eram 2 eventos-testes autorizados pelo Governo. 1 para Fortaleza e 1 para o Ceará. Havia uma enorme expectativa, afinal, o futebol provoca um verdadeiro frenesi e o receio de causar um impacto negativo (como em outras capitais) era enorme.

No entanto, o futebol cearense deu uma verdadeira aula. Tricolores e Alvinegros passaram com louvor. Não houve relatos, nem muito menos denúncias de grandes aglomerações, tumultos ou algo que não fosse cumprido ao exigente protocolo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Se havia alguma duvida de que o futebol poderia retornar ao “novo normal” do mundo, os jogos Fortaleza x Atlético/GO e Ceará x Internacional provaram de que é possível, sim, colocar a maior paixão nacional no seu devido lugar.

Com fiscalização rígida, segurança reforçada e principalmente com o torcedor consciente da responsabilidade, os 2 eventos foram considerados sucessos pelos clubes. Falta agora o relatório final das autoridades. Mas a Sesa reconheceu que ficou feliz com o que presenciou, como na fala da Secretária executiva Ricristhi Gonçalves.

Por outro lado, em meio à euforia do retorno do público e da chance de rever o time do coração, a quantidade de torcedores presentes no Castelão foi muito abaixo do esperado. No sábado passado, o Fortaleza recebeu 2.785 torcedores. Nessa quarta-feira, o Ceará teve 2.810 fãs. Ou seja, nem 6 mil pessoas nas 2 partidas.

Vale lembrar que cada jogo poderia receber até 6.200 pessoas ou 10% da capacidade da Arena. Ceará e Fortaleza haviam, inclusive, feito em agosto um protocolo e entregue ao Governo pedindo que fosse liberado 40% da capacidade do Castelão, algo em torno de 25 mil torcedores.

O público pequeno trouxe também prejuízo aos clubes. Ao Leão, cerca de R$ 50 mil. Ao Vovô, mais de R$ 90 mil. Vale lembrar que o Fortaleza disponibilizou 1 mil ingressos à venda para o público em geral. Enquanto o Ceará permitiu apenas sócios entrarem no estádio.

Claro que o receio da pandemia (afinal, o vírus ainda circula), as 2 doses não tomadas (ou dose única), a dificuldade para baixar o cartão de vacinação foram alguns dos fatores que influenciaram no quantitativo do torcedor.

Agora, o Fortaleza terá mais 2 eventos pela frente: Flamengo, sábado (09/10), 19h, e Grêmio, quarta-feira (13/10), 20h30. Ambos novamente no Castelão. Depois disso, será a vez do Ceará ter mais 2 oportunidades contra o Red Bull (17/10), domingo, 18h15, e Bahia (20/10), quarta-feira, 19h.

Que tudo possa ocorrer como foram os primeiros eventos, mas que o público possa voltar com mais intensidade e quantidade. Assim, o futebol poderá voltará a fazer parte do dia a dia de todos os cearenses.

📸 Fátima Holanda/Ascom Sesa
🎥 Ascom/Sesa