
Depois de 7 jogos sem vitórias, enfim, o Ceará voltou a vencer no Brasileirão. De maneira heroica, com 1 jogador a menos desde os 29 minutos do 1º tempo, o time alvinegro venceu o Fluminense por 1×0, neste domingo, na Arena Castelão, com gol de Vina, de pênalti.
Com o resultado, o Vozão chegou aos 36 pontos, abriu 6 para o Z4, assumiu a 12ª posição e está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Para completar, está a apenas 3 pontinhos do G8, que pode ser o grupo de acesso à Copa Libertadores.

A vitória alvinegra começou cedo. Logo aos 3min Jael foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Vina foi para a cobrança e marcou. O camisa 29 se emocionou com o gol. Foi apenas o 3º dele neste Brasileirão, o último havia sido no empate por 1×1 contra o Flamengo, em agosto.
Com o placar à frente, o Ceará voltou um pouco mais e esperava os cariocas para explorar os contra-ataques. Só que aos 28min, Gabriel Dias deu uma entrada dura no adversário. O árbitro, contudo, nem falta marcou. Mas avisado pelo VAR, foi obrigado a rever o lance e expulsar o lateral alvinegro.
Com 1 a menos, a partida ficou praticamente um ataque contra defesa. Até o final da etapa inicial, o Ceará pouco produziu, mas se segurou bem na defesa. No 2º tempo, o Vovô até começou bem jogando lá na frente, mas aos poucos foi recuando e cedendo espaço à pressão tricolor.
O técnico Tiago Nunes fez as 5 substituições (Igor havia entrado no lugar de Jael após a expulsão de Gabriel Dias), colocou Gabriel Lacerda e William Oliveira para fechar o sistema defensivo, e Rick e Gabriel Santos para puxarem o contra-ataque. O Vovô ainda conseguiu duas ótimas chances para ampliar, com os dois atacantes, mas acabou não aproveitando.
- Oposição recua, volta ao ataque, inscreve chapa e vai disputar eleição para a presidência do Ceará contra Robinson de Castro
- Presidente do Fortaleza desabafa sobre a arbitragem, diz que dirigente não pode agir como torcedor e afirma que não é omisso
Nos 10 minutos finais (mais os 8 minutos de acréscimos) a pressão do Fluminense foi intensa que chegou a fazer um gol, mas acertadamente anulado pela arbitragem. Vale destacar o sistema defensivo alvinegro, que não deu brecha para os 5 atacantes do time tricolor.
No final, a torcida, que apoiou do início ao fim, inclusive a Gabriel Dias, que chorou bastante ao ser expulso, fez uma imensa festa e comemorou bastante a vitória merecidamente.
📸Felipe Santos/CearáSC