Em entrevista recente à TV Verdes Mares, o ator e diretor Wagner Moura (Tropa de Elite, Narcos e Marighela) disse que o futebol cearense é o orgulho do Nordeste. A declaração de uma celebridade fora do meio esportivo é mais uma prova de que foi se o tempo em que os cearenses eram tratados como coitadinhos (às vezes até com desprezo).

Exemplo de administração, futebol envolvente, salários em dia, boa estrutura e uma torcida apaixonante são alguns dos fatores que elevaram o padrão do futebol cearense e fazem pessoas iguais ao cineasta baiano a admirar o trabalho feito pelos clubes locais.

Nem precisa ficar elencando, mas é sempre bom lembrar alguns fatores que fazem essa turma admirar (ou se orgulhar) o futebol alencarino: o trabalho e as conquistas de Rogério Ceni no Fortaleza, a famosa entrevista do atacante Thiago Galhardo ao relatar que recebia o salário antes do mês virar no Ceará, as dívidas zeradas do clube alvinegro, o sucesso do meia Vina em 2020, o futebol envolvente e encantador do time do técnico Juan Pablo Vovjoda e muito outros elementos.

Claro que se a bola não entrar não há administração, não há estrutura e muito menos paixão que segure e nem apareça elogios como o de Wagner Moura. A espetacular campanha do Fortaleza, entre os 5 melhores do Brasileirão, provoca um olhar ainda mais diferenciado para os cearenses.

Isso sem contar o sucesso do Ceará na temporada passada, quando foi campeão invicto da Copa do Nordeste e ainda ganhou vaga na Sul-Americana. São esses ciclos, temporada a temporada, que vão elevando o padrão. E olhe que nem vou falar do Atlético ou do Floresta ou dos 8 clubes que estarão disputando Campeonatos Brasileiros em 2022.

E o ápice pode acontecer neste 2021 e se estender até a próxima temporada. Caso o Fortaleza garanta mesmo uma vaga para disputar a Copa Libertadores e o Ceará consiga um lugar na Sul-Americana (ou até mesmo na própria Libertadores, está só a apenas 3 pontos do G8), vão marcar para sempre um novo momento (histórico e inédito) do futebol cearense.

Quem sabe assim apareçam bem mais outros Wagner Mouras para se orgulhar do que os clubes cearenses estão produzindo, executando e principalmente conquistando.

📸João Moura/ Arena Castelão
🎥TV Verdes Mares
📸Reprodução/Instagram