Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, os 10 clubes participantes do Campeonato Cearense de 2022 definiram a fórmula e o regulamento da competição. O Estadual terá 20 datas e começará no dia 9 de janeiro. Ceará e Fortaleza só entrarão nas quartas de final e por isso correm o risco de disputarem apenas 2 partidas.

A fórmula apresentada pela Federação Cearense de Futebol teve a aprovação de 7 clubes (Fortaleza, Ceará, Pacajus, Crato, Caucaia, Maracanã e Iguatu) Ferroviário, Atlético e Icasa votaram contra.

O Campeonato será dividido em 4 fases. Na 1ª, os 8 clubes (Atlético, Caucaia, Crato, Ferroviário, Icasa, Iguatu, Maracanã e Pacajus) se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 2 melhores colocados avançam direto para as semifinais e ainda o 1º garante vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro de 2023 (assim como o 2º e 3º também ganha vaga para a 4ª Divisão Nacional). Os 2 últimos serão rebaixados.

O 3º e 4º colocados enfrentarão Ceará ou Fortaleza (haverá sorteio) nas quartas de final em jogos de ida e volta. Os vencedores desses duelos se classificam para a semifinais, também em partidas de ida e volta. Assim como as finais.

Confira o calendário do Campeonato Cearense 2022:

1ª Fase – 14 rodadas – de 09 de janeiro a 19 de Fevereiro
Quartas de Final – 2 jogos – 22 e 25 de fevereiro
Semifinal – 2 jogos – 28 de fevereiro e 15 de março
Final – 2 jogos – 18 de março e 03 de abril