No último dia 1º de setembro, Tiago Nunes foi apresentado na sala de imprensa do Estádio Carlos de Alencar Pinto como o novo treinador do Ceará. Ele chegava para substituir Guto Ferreira, que fez história no clube como um dos treinadores mais longevos do time, campeão da Copa do Nordeste invicto e comandou a equipe na melhor campanha da Série A do Brasileiro, na era dos pontos corridos.

“Venho para ser mais um agente transformador nesse clube que está crescendo, e o principal desafio, sim, é tentar melhorar a campanha que foi feita no ano passado, mantendo o Ceará nessa crescente”, disse Tiago na sua apresentação.

3 meses depois, o treinador alvinegro está a apenas 2 jogos de levar o Ceará para disputar uma inédita Taça Libertadores. Em 18 confrontos à frente da equipe, Tiago Nunes conquistou 6 vitórias, empatou 7 vezes e perdeu 5 jogos. Foram 20 gols marcados e 18 sofridos. 25 pontos ganhos e, neste momento, o Vovô ocupa a 9ª colocação.

Já o antecessor de Tiago, Guto Ferreira, neste mesmo Brasileirão, com também 18 jogos disputados, somou 24 pontos com 5 vitórias, 9 empates e 4 derrotas. Foram 19 gols marcados e 19 sofridos.

Tiago, contudo, demorou para evoluir. Palavra que ele tanto fala durante as coletivas. Apesar de muitos lembrarem apenas de que o Ceará estava em 8º lugar, na saída de Guto, quando na verdade, a equipe estava com 1 partida a mais e ao entrar em campo para estrear contra o Grêmio (seu ex-clube), Tiago recebeu o time em 10º lugar.

Nos primeiros jogos, o técnico alvinegro sofreu para conquistar uma vitória, que só surgiu diante da lanterna Chapecoense, por 1×0, com gol de pênalti de Jael, no 4º duelo à frente do clube. Mas aos poucos, Tiago foi implantando uma nova filosofia, recuperando jogadores (como Vina, Mendoza, Yony) e de maneira incrível conquistou grandes triunfos.

Entre os confrontos que marcam sua campanha estão a vitória sobre o Fluminense, por 1×0, quando jogou por mais de 65 minutos com um atleta a menos, a goleada arrebatadora sobre o rival Fortaleza por 4×0, e o 2×1 em cima do Corinthians, com o 2º gol marcado pelo colombiano Yony González, aos 42min do 2º tempo.

Agora, com 5 vitórias seguidas no Castelão, Tiago Nunes tem uma verdadeira decisão contra o América/MG, domingo, às 19h, com mais de 40 mil alvinegros já confirmados. Se vencer, fica muito próximo da vaga a Libertadores e estará faltando apenas encarar o Palmeiras, com os reservas, em Barueri na última rodada. Porém, se perder dará adeus ao sonho e terá de se contentar com a Sul-Americana.

Por isso, é o momento ideal de lembrar a sua outra declaração ao chegar em Porangabuçu há 3 meses: “Tenho fome de desafios, sou movido à busca por crescimento. Eu me senti muito bem acolhido. Quando isso ocorre, você dá o coração, dá a alma. É isso que eu quero no novo clube”, declarou.

📸Felipe Santos/CearáSC
📸Israel Simonton/CearáSC