Principal nome do elenco alvinegro, o meio-campista Vina ainda não tem presença confirmada na partida decisiva contra o América/MG, domingo que vem, às 19h, na Arena Castelão, pela penúltima rodada do Brasileirão. O duelo é considerado uma final de campeonato para o Ceará.

Vina sofreu um edema muscular na coxa direita durante a vitória contra o Corinthians, no último dia 25, e desde então faz tratamento intensivo. O camisa 29 alvinegro, que praticamente mostra todos os dias uma imagem nos stories do Instagram em que está na fisioterapia do clube, não atuou na derrota para o Flamengo, por 2×1, na terça passada, no Maracanã.

Não bastasse o espírito de liderança e de ser ídolo da torcida, a presença de Vina no time do Ceará vai além desses fatores. Das 11 vitórias em que o Vovô conquistou neste Brasileirão, em 10 delas teve a presença do meio-campista. O craque alvinegro só não participou do triunfo sobre o Grêmio, por 3×2, na 1ª rodada. Se não bastasse, nos últimos 5 triunfos, ele fez 5 gols e ainda deu 1 assistência, que levou o time aos 3 pontos.

Por esse poder de decisão e os gols, existe um clima de apreensão entre os torcedores. Se o duelo contra o Coelho já é bastante difícil por tudo o que cerca a partida, sem Vina o desafio se torna ainda pior. O elenco alvinegro treina na tarde desta sexta-feira e na manhã de sábado, no Estádio Vovozão. Porém, só momentos antes da confronto, já no domingo, é que será possível saber se o meio-campista vai a campo.

Com 49 pontos, mesma pontuação do América/MG (8º), mas em 9º lugar, o Ceará precisa da vitória para manter as chances de disputar a Taça Libertadores na próxima temporada. Se perder, dará adeus ao sonho e terá de se contentar com a Copa Sul-Americana. Por isso, a partida é considerada a mais importante do ano para os alvinegros.

Vale lembrar que o Castelão deverá receber o público máximo permitido (80% da capacidade), cerca de 50 mil torcedores. Até esta sexta-feira, faltavam pouco mais de 2 mil ingressos para serem comercializados. A expectativa é que as vendas se encerrem no mais tardar nesse sábado.

📸Felipe Santos/CSC
📸Reprodução/Instagram