
O sentimento de frustração por ter dependido apenas de si para ter conquistado a vaga para Libertadores, a derrota para a garotada da base do Palmeiras e não ter ficado na 1ª página do Campeonato (entre os 10 primeiros), maltrataram o torcedor do Ceará.
Se tivesse feito apenas o dever de casa no domingo passado contra o América/MG, quando empatou por 0x0, e batido o Palmeiras nesta quinta-feira, o Vovô teria garantido a vaga na Pré-Libertdores. No entanto, o torcedor alvinegro vai ter de se contentar em novamente disputar a Sul-Americana.
- Ceará não faz a parte dele, perde para o Palmeiras, dá adeus ao sonho da Libertadores e vai disputar a Sul-Americana
- Por jogos transmitidos na TV Globo, Ceará vai receber R$ 8,2 milhões, enquanto o Fortaleza ganhará R$ 4,8 milhões
Muito dessa frustração se deve também pela campanha do Ceará ao longo do Brasileirão. O Vovô termina o campeonato em 11º lugar, com 50 pontos, como a equipe que mais empatou ( ao lado do Cuiabá) com 17 igualdades. Pra completar, foi a única entre os 20 participantes, que não venceu fora de casa.
Na única vitória como visitante, aconteceu no Castelão, na goleada sobre o Fortaleza por 4×0, nos outros 18 jogos longe de casa, foram 10 empates e 8 derrotas. Aliás, foram justamente essas igualdades que mais contribuíram para o Ceará não conseguir a tão sonhada classificação para a Libertadores.

Vários jogos deverão ser esquecidos pelo torcedor alvinegro como os 0x0 contra Atlético/GO e América/MG e o 1×1 contra o São Paulo, todos no Castelão. Além do 0x0 contra a Chapecoense e 2×2 diante do Cuiabá. Claro, que houve vitórias conquistadas nos últimos minutos, como diante do Atlético/MG, Grêmio e Athletico paranaense, mas havia muito mais uma obrigação do que necessariamente uma frustração pelos pontos desperdiçados.
📸Pedro Chaves/FCF
📸Felipe Santos/CearáSC