Sul-Americano à Vista
A Seleção Feminina Sub-17 está desde domingo, 16, concentrada na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para um período de preparação. As 26 jogadoras convocadas pela treinadora Simone Jatobá trabalharão até o dia 5 de fevereiro. A convocação tem como objetivo a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado em março deste ano, no Uruguai.

Destaque Tricolor
Entre as 26 jogadores convocadas pela técnica Simone está a cearense Rebeca Costa, de apenas 16 anos. A volante do Fortaleza, nascida em Pindoretama/CE, já foi convocada 4 vezes e na última, em dezembro do ano passado, participou de 2 amistosos contra a seleção do Uruguai, em Montevidéu, onde foi titular e ainda deu uma assistência na vitória por 5×0 e no empate por 1×1.

Mudança no Comando
Por falar em Seleção Brasileira, na semana passada, a ex-jogadora Aline Pellegrino assumiu o cargo de Coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas da CBF. Ela, que antes era coordenadora de competições, substitui Duda Luizelli, que deixou a função após 18 meses. A direção da entidade nacional não quis comentar o motivo da saída de Duda, que antes era responsável por coordenar todo o futebol feminino do Internacional/RS, inclusive das categorias de base.

Voando Alto
Na sexta-feira passada, a CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes e Federações do Futebol Feminino de 2022. O futebol cearense aparece com quatro equipes entre os 90 times listados. O Ceará é o mais bem ranqueado do Estado. Após subir 8 posições, as alvinegras estão em 29º lugar. O Fortaleza vem logo em seguida ao subir 15 colocações, as tricolores pularam para a 40º posição. O Caucaia está em 74º, enquanto São Gonçalo ocupa o 78º lugar.

Dona do Mundo
Na ultima segunda-feira, a espanhola Alexia Putellas, de 27 anos, foi escolhida a melhor jogadora do mundo de 2021, no prêmio The Best, da Fifa. Ela já havia conquistado em novembro a Bola de Ouro, o prêmio de melhor do mundo pela revista France Football. Alexia fez uma temporada mágica jogando pelo Barcelona ao ser campeã da Champions League, da Liga Espanhola e da Copa da Rainha.
Bola Parada
O calendário do futebol feminino cearense ainda não começou. A FCF programou para o final de março o início do Campeonato Sub-17. Enquanto o Estadual Sub-20 na última semana de maio. Já o Campeonato Profissional está agendado somente para o segundo semestre, no final de agosto. Por outro lado, o Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17 vão começar em abril, enquanto o Brasileiro A2 vai começar em 21 de maio. Ceará e Fortaleza são as representantes do Estado.

Novidades na Base
Vale lembrar que para essa temporada 2022 a CBF fez mudanças na organização das competições de base do futebol feminino. Os Campeonatos Brasileiros Sub-17 e Sub-20 substituem os certames nacionais Sub-16 e Sub-18, respectivamente, que aconteceram em 2021. A ideia é aumentar a idade limite de inscrições das atletas, o que assim possibilita que os clubes e as jogadoras possam continuar o processo de formação e desenvolvimento de jovens atletas.
📸Staff Images / CBF
📸Pedro Chaves/FCF
📸Thais Magalhães/CBF
📸Ascom/CearáSC