A venda do atacante Arthur Cabral do Basel para a Fiorentina por 16 milhões de Euros movimenta não só o mercado europeu, mas também o mercado financeiro brasileiro. Ceará e Palmeiras têm direito a receber 30% do mecanismo de negociação mais-valia.

Essa percentual é calculado pelo valor a mais da venda sobre a aquisição. O Basel comprou Arthur, em junho de 2020, por 4,4 milhões de Euros. Com isso, alvinegros e alviverdes têm por direito receberem 30% de 11,6 milhões de Euros. (3,48 milhões de Euros). Algo em torno de R$ 21 milhões. Segundo os dirigentes do Palmeiras, o Ceará não possui nenhum percentual.

O Blog conversou por telefone com o Presidente do Ceará, Robinson de Castro, para saber a respeito desse percentual.

“Eu só estou vendo as notícias pela imprensa. Não chegou nada. Não foi confirmado oficialmente nada. Quando, ou melhor, se o time lá, a Fiorentina, né isso? oficializar a contratação do Arthur, o Ceará vai pedir ao Palmeiras a documentação sobre a venda. E o que o Palmeiras ganhar com o Arthur, o Ceará tem direito a 50 por cento“, esclarece Robinson de Castro.

Sobre a notícia veiculada no ge.com de que o Palmeiras, em dezembro, havia vendido o percentual de mais-valia para o Basel e com isso não tem mais direito a receber percentual em qualquer venda do atacante brasileiro, o mandatário alvinegro explicou.

“Vamos esperar a contratação ser concluída e pedir a documentação. Se realmente o Palmeiras tiver feito essa venda do mais-valia, aí nos vamos querer nossa parte ou então vamos judicializar. Mas, repito, vamos esperar essa negociação ser concluída e o clube oficializar. Temos e sabemos dos nossos direitos, e principalmente do que foi acordado. O torcedor pode ficar tranquilo que iremos atrás do que é nosso. Seja onde for”, finalizou Robinson de Castro.

Vale lembrar, que, por ser o clube formador o Ceará tem direito a 2,5% do valor da transferência de Arthur Cabral. É o chamado mecanismo de solidariedade da Fifa. O atacante esteve na base alvinegra dos 14 aos 19 anos. Assim, o Vovô deve embolsar por baixo 400 mil euros, algo em torno de R$ 2,4 milhões.

📸Ascom/CearáSC
📸Ascom/SEPalmeiras
📸FC Basel