O Fortaleza abriu o placar logo com 5 minutos de bola rolando e o que já seria uma tarefa difícil para o Ferroviário se tornou quase impossível. Então, se imaginava que seria mais um passeio tricolor, mas não foi o que aconteceu.

O Fortaleza sofreu, principalmente no 2º tempo, quando levou o empate, viu o Ferroviário crescer e pressionar e por pouco não virar, ainda contou com uma defesa salvadora de Max Wallef para não acontecer o pior. Mas no finalzinho, o Leão superou o Peixe por 2×1, no Castelão, garantiu a classificação para a Final e o sonho do tetracampeonato segue firme e forte.

Diferentemente do jogo de ida, quando os dois times pareciam desinteressados, neste duelo de sábado, no Castelão, as equipes demonstraram mais correria, muita disposição e a busca pelo gol não faltou. Só que o o gol aos 4 minutos, desequilibrou o Peixe, que ficou mais nervoso e errou muitos passes, com isso, deixou o Fortaleza mais à vontade.

Mas na segunda etapa, tudo mudou. As alterações feitas pelo técnico Paulinho Kobayashi fizeram o Ferroviário pressionar o Fortaleza, que não conseguia passar do meio de campo. Foram quase 20 minutos de intensidade do Peixe, que empatou com Edson Caríus, mas não soube virar quando esteve melhor em campo.

E em jogo decisivo não pode vacilar. A boa partida do goleiro Max Wallef, que além de saber segurar a bola, reter o jogo, ainda fez grandes defesas. Benevenuto, um gigante em campo, foi essencial na cobertura para impedir Cariús de finalizar sozinho na grande área e não virar para o Peixe, aos 44min do 2º tempo.

Além disso, o Fortaleza tem um banco de reservas de respeito. Sai Moisés, entra Kayzer. Sai Robson, entra Felipe, Sai Lucas Lima, entra Vargas. Sem contar que o time tem Pikachu, Crispim, Titi em campo e ainda poderia chamar Romero, Romarinho e Ceballos, se precisasse.

Na 1ª etapa, no gol de Moisés, a bola de Lucas Para Pikachu, que deu por cima para o atacante tricolor abrir o placar, foi espetacular. Talvez, esses pequenos detalhes fazem a diferença no placar.

Agora, o Fortaleza tem pela frente o Caucaia, melhor time do Estadual, invicto a 16 jogos e dono da melhor defesa do Campeonato com apenas 9 gols sofridos. Assim como aconteceu nas quartas e semifinais, não há vantagem para nenhum clube. Quem fizer mais pontos ou tiver melhor saldo de gols ao término dos dois jogos, será campeão, se houver empate nos 2 critérios, a disputa vai para os pênaltis.

Aliás, o único tetracampeonato do Fortaleza aconteceu justamente numa decisão por pênaltis, em 2010, quando o time tricolor superou o Ceará com o goleiro Fabiano defendendo a última cobrança.

📸Mateus Lotif/FortalezaEC