A última rodada da Fase de Grupos da Copa do Nordeste acontece no próximo sábado, 19, com todos os confrontos às 17h45. Líderes dos seus respectivos grupos, Ceará e Fortaleza jogam para confirmar o 1º lugar e garantir a vantagem de decidir em casa o duelo único das quartas de final.

Assim, terminando em 1º ou até mesmo na 2º posição, alvinegros e tricolores vão atuar na Arena Castelão. Os duelos das quartas de final estão marcados para a próxima terça-feira, 22, e quarta-feira, 23. Só que há uma portaria do Governo do Estado, desde 08 de julho de 2021, determinando que o Castelão só receba partidas num intervalo de 48h, para preservar o gramado.

Art. 1º Estabelecer o intervalo mínimo de 48h (quarenta e oito) horas ininterruptas entre as competições realizadas no estádio Plácido Aderaldo Castelo, com o viso de garantir o adequado manejo do gramado e a preservação das efetivas condições de uso do campo, com a consequente disponibilização do equipamento em plenas condições estruturais em todos os jogos.

No entanto, representantes de Ceará, de Fortaleza e da Federação já se anteciparam e vão usar o fator exceção para poderem utilizar a Arena. Sem datas e nem outro local para a realização de pelo menos uma partida, os dirigentes creem no bom senso dos administradores do Castelão para liberarem um dos jogos.

Vale lembrar que em outro artigo, a Portaria deixa uma brecha para tal situação de excepcionalidade: “Art. 4º Os casos omissos e eventuais questões supervenientes serão decididas pelo Secretário do Esporte e Juventude, após a análise de cada caso concreto“.

A mesma exceção também vai ser utilizada caso Ceará e Fortaleza avancem para as semifinais da Copa do Nordeste. As partidas estão agendadas para sábado, dia 26. No entanto, já há um consenso de que se tal situação ocorrer, quem jogar na terça-feira, 22, atuará na sexta, 25, e quem jogar na quarta-feira, 23, atuará no sábado, 26.

Com 15 pontos, o Ceará só precisa de uma vitória simples para garantir o 1º lugar do Grupo B. O time alvinegro enfrenta o Campinense, já eliminado, em Campina Grande. Enquanto o Fortaleza, com 13 pontos, recebe no próprio Castelão, o CRB e, assim como o maior rival, com um triunfo mínimo a equipe tricolor garante o topo do Grupo A.

📸Divulgação/SEJUV