O Fortaleza está classificado para a decisão da Copa do Nordeste. O time tricolor aguarda apenas o vencedor do duelo entre Sport x CRB para saber quem será o adversário nas finais dos dias 30 de março (quarta-feira) e 02 de abril (sábado que vem).

O curioso é que não serão apenas os tricolores que estarão na torcida para o Fortaleza conquistar o bicampeonato regional. Os torcedores do Ferroviário também estão fazendo figa para que o título da Lampions League vá parar no Pici.

O motivo é simples para a torcida do Peixe. Caso o Leão levante a taça de campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza já estará automaticamente classificado para a (3ª Fase) Copa do Brasil de 2023, conforme regulamento abaixo.

Sem esquecer que Fortaleza e Caucaia decidem o Campeonato Cearense. O Estadual define 2 vagas para a Copa do Brasil de 2023. Uma para o Campeão e outra para o vencedor da 1ª Fase. Só que o Caucaia foi o ganhador da 1ª Fase.

Com isso, quem herdará o lugar no torneio nacional é o 3º colocado, no caso, o Ferroviário. O Peixe chegou às semifinais e somou mais pontos que o Iguatu, o outro semifinalista, durante toda a competição.

Ou seja, caso o Fortaleza ganhe o título da Lampions, o Ferroviário estará garantido na Copa do Brasil da próxima temporada, conforme o regulamento do Estadual.

Vale lembrar ainda que o futebol cearense poderá ter uma 4ª vaga (a 3ª é destinada ao campeão da Taça Fares Lopes), dessa vez pelo ranking nacional. A CBF concede 10 lugares na Copa do Brasil através do seu ranqueamento. O Ceará, atualmente, é o 13º e facilmente ganhará esta vaga, devido aos clubes à sua frente conquistarem o posto via estadual ou Libertadores.

📸Pedro Chaves/FCF