Assim como aconteceu ano passado, não há estádio no País que tenha sido mais utilizado em partidas oficiais dos times da Série A do Brasileiro que a Arena Castelão na temporada 2022. Desde o final de janeiro, quando o Fortaleza estreou na Copa do Nordeste, até o próximo domingo, justamente na decisão da Lampions League, são 19 jogos disputados no Gigante da Boa Vista.

Foram 5 partidas pelo Campeonato Cearense, 13 pela Copa do Nordeste (já contando a final de domingo) e 1 pela Copa do Brasil. O Castelão recebeu jogos com mando de campo dos times do Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Pacajus.

A partir da próxima terça-feira, dia 5, a Arena começa a receber os confrontos da Sul-Americana (Ceará x Independiente), 2 dias depois vai sediar pela primeira vez uma partida da Libertadores (Fortaleza x Colo-Colo), e no final de semana começará a Série A do Brasileiro, com Fortaleza x Cuiabá*.

Vale lembrar que pela primeira vez, desde que abriu os portões nesta temporada, em janeiro, esta semana foi a primeira em que a Arena teve 7 dias de descanso sem jogos. Por outro lado, a próxima folga só deve acontecer em junho, quando haverá uma pausa no meio da semana (1 e 2/06) das competições nacionais e internacionais para uma data Fifa.

Sem esquecer que a cidade de Fortaleza segue em período de chuvas, o que prejudica ainda mais o tapete verde. Por isso, vai ser difícil querer que o gramado do maior Estádio do Norte-Nordeste tenha as condições perfeitas para a prática do bom futebol.

A alternativa poderia ser o Estádio Presidente Vargas. No entanto, a praça esportiva ainda em fase final de reforma e com o número de sócios de Ceará e Fortaleza com o dobro da capacidade do PV não há nem previsão de que Ceará e Fortaleza possam mandar jogos por lá.

*É possível que a CBF adie essa partida para a FCF realizar o 1º jogo da decisão do Campeonato Cearense entre Caucaia e Fortaleza.

📸Divulgação/SEJUV