4 derrotas seguidas 2 pela Libertadores e 2 pelo Brasileirão poderiam ser facilmente colocadas na conta do peso e dos adversários por disputar as 2 competições mais difíceis do continente. No entanto, as apresentações do Fortaleza mostram que os reveses também foram causados por outros fatores.

Talvez com exceção da derrota para o River Plate, adversário que literalmente está em outro patamar, as outras 3 levam a questionar a qualidade do atual elenco. E esse questionamento passa por alguns reforços contratados, que não entregaram ainda o esperado.

O goleiro Fernando Miguel, mesmo antes de se machucar, já havia falhado no Clássico-Rei. O lateral/zagueiro Landázuri ainda não encaixou no esquema de Vojvoda e até mesmo a estrela do grupo leonino, o atacante Silvio Romero não conseguiu ainda mostrar a verdadeiro potencial de goleador.

Pra completar, há ainda alguns atletas considerados reservas, que também não estão elevando o padrão do Fortaleza: Felipe, Matheus Vargas, Robson, Romarinho, quando são requisitados não aproveitam as oportundades.

E olhe que há titulares, que até pouco tempo eram intocáveis, mas que nas últimas apresentações deixaram muito a desejar: Titi, Tinga, Pikachu, Lucas Lima e Moisés vivem aquele momento da fase, parece que nada está dando certo.

O momento é de muita turbulência. Afinal, nunca antes na “Era Vojvoda”, o Fortaleza havia sofrido 4 derrotas consecutivas. Por outro lado, a mudança de chave ou de retomada para voltar a vencer pode ser agora nesta semana com 4 partidas seguidas na Arena Castelão, contra adversários de uma prateleira um pouco abaixo.

O Leão vai enfrentar o Vitória, pela Copa do Brasil, e depois o Caucaia, em 2 partidas pelas finais do Campeonato Cearense, a última atuação em casa será diante do Alianza Lima, contra quem nem sequer pode empatar se realmente quer seguir vivo na Libertadores.

A pressão em cima desses jogos será muito maior do que nas últimas 4 partidas. Copa do Brasil não pode brincar e o tetracampeonato estadual é obrigação. Ou seja, até domingo, o Fortaleza terá que colocar em prática aquele sucesso da Copa do Nordeste, do contrário, poderá padecer de uma forma que nem mesmo o mais pessimista tricolor poderia imaginar depois de tantas contratações de peso e de acreditar em uma temporada inesquecível.

📸Felipe Cruz/FortalezaEC