A última quarta-feira foi de estreia, vitória (literalmente) e marca histórica para o Fortaleza na Copa do Brasil. O Tricolor enfrentou o Vitória/BA, no duelo de ida da 3ª Fase, no Castelão, e ganhou por 3×0 (Romero 2x e Moisés marcaram os gols leonino).

Se não bastasse, essa partida foi a de Nº 100 do Fortaleza na Copa do Brasil. Desde que a competição começou a ser disputada, em 1989, o Tricolor conquistou 43 vitórias, 27 empates e 30 derrotas. O Leão marcou 141 gols e sofreu 114. No total, foram 54 confrontos, em que superou 31 vezes o adversário e acabou eliminado em 23 ocasiões.

A melhor campanha foi justamente ano passado, quando a equipe comandada por Vojvoda chegou às semifinais, caiu para o campeão Atlético/MG e terminou o torneio nacional em 3º lugar, levando quase R$ 20 milhões em premiação.

Na mesma noite de quarta-feira, o Ceará também venceu, só que fora de casa, o Tombense, por 2×0 (com 2 gols de Vina) no confronto de Ida da 3ª Fase. Foi a 126ª partida do time alvinegro na Copa do Brasil. Aliás, o Vovô chegou a 54 vitórias e teve 42 empates e 30 derrotas. Além disso, marcou 159 gol e sofreu 134. Em 69 confrontos, conquistou 43 triunfos, mas acabou desclassificado em 26.

A melhor campanha do Ceará na Copa do Brasil foi em 1994, quando a equipe comandada por Dimas Filgueiras e contava com Sérgio Alves, Elói, Jaime, Chico e cia foi vice-campeã, ao perder de forma roubada para o Grêmio, em um pênalti escandaloso que o árbitro Oscar Roberto de Godoy não marcou em cima de Sérgio Alves.

Os duelos de volta da 3ª Fase da Copa do Brasil estão marcado para os dias 11 de maio com Vitória x Fortaleza, às 19h, no Barradão, em Salvador, e no dia seguinte, quinta-feira, com Ceará x Tombense, às 19h, na Arena Castelão.

📸Israel Simonton/CearáSC
📸Mateus Lotif/FortalezaEC
📸Reprodução/Gremio.NET