Foto: Conmebol

A situação do gramado da Arena Castelão chegou à Conmebol. A entidade recebeu um relatório sobre o estado dos campos, onde são realizadas as partidas da Sul-Americana e Libertadores. Com isso, no último dia 3, a direção da confederação enviou um comunicado aos clubes.

A informação é do jornalista Marcel Rizzo, em seu Blog, no UOL Esporte.

No documento, a Conmebol avisou que poderá fazer um reconhecimento nos gramados e assim avaliar a condição do campo. Caso não passe na inspeção, é possível haver mudança de local das partidas das fases finais tanto para a Sul-Americana, quanto para a Libertadores. A matéria informa ainda que o gramado da Arena Castelão foi um dos mais criticados.

Vale lembrar que a situação do campo cearense vem sendo alvo de reclamações de jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes de vários clubes, inclusive de Ceará e de Fortaleza. No último final de semana, o técnico Dorival Júnior afirmou que o gramado é o pior do Campeonato Brasileiro.

As críticas fizeram o Governo do Estado, responsável pela Arena, se pronunciar e pedir uma reunião com os clubes para avaliar um possível fechamento do Estádio para fazer uma reforma.

“No fim do ano o Governo do Estado quis fechar o estádio para uma reforma completa do gramado e os clubes fizeram um apelo para não fazermos isso. O desgaste fica sempre para nós, enquanto serve de desculpa dos times para todo mau resultado. Isso não é justo”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

O Blog apurou que os jogos do Fortaleza contra o Estudiantes/ARG, dia 30 de junho, pela Libertadores, e do Ceará contra o The Strongest/BOL, dia 6 de julho, ambos no Castelão, não devem sofrer mudança de local. No entanto, em caso de os dois times avançarem é possível, sim, caso o gramado não seja recuperado, haver alteração da praça esportiva.

Vale lembrar que a capacidade mínima dos Estádios para jogos da Conmebol são:
Fase de Grupos: 10 mil.
Oitavas e Quartas de Final: 20 mil.
Semifinal: 30 mil.

Lembrando que o Estádio Presidente Vargas tem capacidade para 20.166 torcedores.