Foto: João Vitor/FC Atlético

O lateral Zé Carlos, do Atlético/CE, sofreu injúria racial por parte de um torcedor do Brasil/RS, durante o jogo deste domingo, no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas, pela Série C do Brasileiro. O atleta e representantes do clube cearense foram à Delegacia denunciar o ocorrido.

O árbitro do jogo, Rafael Carlos Salgueiro Lima, de Alagoas, relatou tudo na súmula:

O reinício da partida no segundo tempo atrasou 06 minutos, tendo em vista que o jogador nº 06, o sr. josé carlos gomes pereira, da equipe do athlético cearense, me procurou relatando ter sofrido injúria racial por parte de torcedor do brasil de pelotas, junto à arquibancada próxima ao túnel de acesso ao vestiário da equipe visitante. o atleta relatou que o torcedor fez gestos racistas em sua direção imitando um macaco. após o relato do jogador, entramos em contato com o sgt. farias da brigada militar (polícia militar do rs) para identificar o torcedor que supostamente fez os gestos. tendo feito a identificação, a brigada militar autorizou início do segundo tempo. enquanto transcorria a partida, a brigada militar retirou o suposto torcedor da arquibancada e levou para a delegacia da cidade. assim que substituído no segundo tempo, o atleta de nº 06, o sr. josé carlos gomes pereira, foi encaminhado à delegacia para registro de bo e identificação efetiva do torcedor.

O Blog apurou que Zé Carlos ficou muito abalado com todo o ocorrido e chorou bastante. Já na Delegacia de Polícia, de início, a intenção era fazer apenas um TCO, no entanto, sob a orientação do departamento jurídico da Federação Cearense de Futebol, com os advogados Leandro Vasques, Eugênio Vasques e Afonso Belarmino, o denunciado foi acusado de injúria racial.

A Presidente do Atlético/CE, Maria Vieira, está em Pelotas e acompanhou todo o ocorrido. Em breve, o clube e a FCF vão divulgar uma nota oficial detalhando a denúncia o procedimento daqui em diante.

O Atlético/CE acabou perdendo a partida por 4×1 e voltou para o último lugar da Série C do Brasileiro com 13 pontos ganhos. O Brasil/RS está na penúltima colocação com um ponto acima.