Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O duelo de ida nesta quarta-feira, às 19h15, no Morumbi, é o primeiro dos 2 jogos do Ceará contra o São Paulo em busca da inédita e histórica classificação às semifinais da Copa Sul-Americana.

Diante de um poderoso adversário, na casa dele, apoiado por mais de 50 mil torcedores, o técnico Marquinhos Santos deve usar uma formação mais comedida, do que as últimas escaladas em jogos pelo Brasileirão. Diferente do que aconteceu diante de Palmeiras, Juventude, Avaí e Corinthians.

Nas últimas 4 partidas, o esquema com 2 volantes de ofício: Richard Coelho e Richardson (ou Lindoso) e mais 4 atletas de poder ofensivo (Lima, Vina, Mendoza e Cléber ou Zé Roberto) não deverá ser repetido pelo treinador alvinegro.

Na coletiva de imprensa, após a derrota para o Palmeiras, questionei Marquinhos Santos sobre o planejamento para esse duelo contra o São Paulo. E o comandante alvinegro foi incisivo ao afirmar que é um jogo de 180 minutos e que não pode cometer os erros que ocorreram no 1º jogo contra o Fortaleza, no mata-mata, da Copa do Brasil, quando perdeu por 2×0 e não teve forças para tirar essa desvantagem na volta.

Crédito: Vozão TV

Assim, creio que o treinador do Vovô deve fazer optar por uma formação, obviamente, baseada nos pontos fortes (e fracos) do adversário, mas também pensando em segurar a pressão. Afinal, sair vivo do Morumbi seja com um empate ou um placar que possa ser revertido é o desejo dos alvinegros.

Por isso, não ficarei surpreendido se Marquinhos Santos usar novamente o esquema com 3 volantes de ofício: Richard Coelho, Richardson e Fernando Sobral. Com isso, liberar Lima, Mendoza e Vina para ficarem à vontade na frente, mas sempre fazendo aquela marcação na defensiva tricolor.

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Claro e é elementar que o treinador pode optar por outras escolhas. Afinal, ele gosta de uma saída com 3 jogadores. Prefere Vina no meio do que na frente, às vezes, puxa Lima para o meio e tem preferência por Cléber como centroavante.

São conjecturas para um duelo de 180 minutos, como o próprio Marquinhos comentou. No entanto, é preciso entender que não dá para resolver tudo nos 90 iniciais, por outro lado, não dá para bobear. Assim, o mais seguro para Marquinhos Santos é ter clareza de que vai ser no Castelão a decisão da vaga.