Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite e os outros 31 técnicos das seleções, que irão disputar a Copa do Mundo no Qatar, vão enviar nesta sexta-feira, 21, a lista com os nomes de até 55 jogadores para a Fifa.

A diretriz da entidade determina que essa relação tenha no mínimo 35 e no máximo 55 e deve conter as seguintes informações sobre cada um dos atletas:

Nome completo e apelido
Nome na camisa
Local e data de nascimento
Número de passaporte e data de validade
Nome e país do clube
Altura, peso e número de convocações internacionais e de gols por seleção

Cada Federação poderá ou não divulgar a lista com os 55 nomes. O Uruguai já divulgou. Tite e a comissão técnica brasileira já avisaram que não vão revelar. A convocação definitiva com os 26 jogadores será realizada no dia 7 de novembro (segunda-feira), na sede da CBF.

Todos os 26 atletas devem estar na lista enviada hoje. Vale lembrar, contudo, que a Fifa determina que a relação definitiva deve ser enviada até o dia 14 de novembro, pois no dia seguinte (15), a entidade vai divulgar o nome dos jogadores, que foram convocados.

Muitos perguntam, caso um jogador venha a se machucar, depois do anúncio da lista definitiva, o que acontece:

  • Somente poderá ser substituído o jogador relacionado na lista definitiva em caso de lesão ou caso de enfermidade grave 24h antes da estreia de cada seleção.
  • A substituição não é obrigada a obedecer e chamar um dos atletas da lista provisória (com os 55 nomes). Assim, é possível convocar um jogador fora da lista enviada hoje.
  • Para a mudança ser concretizada, a Comissão Médica da Fifa tem de receber um documento que comprove a lesão ou enfermidade do jogador.
  • O novo atleta assume o número da camisa do jogador cortado.

Os 26 jogadores se apresentam no dia 14 de novembro em Turim, na Itália, onde a Seleção fará uma mini preparação de 5 dias. No dia 19 de novembro viaja para Doha, no Qatar. A estreia do Brasil acontece no dia 24 de novembro, 16h (horário cearense), contra a Sérvia, no Estádio Lusail.