Com 8 partidas sem vencer, o Ceará se esforçou bastante para entrar na zona de rebaixamento e nesta 34ª rodada conseguiu. Depois de perder para o Internacional, de virada, no Beira-Rio, por 2×1, o Cuiabá venceu o Avaí, por 1×0, e passou o time alvinegro na tabela de classificação.

O gol aos 45 minutos do 2º tempo do meia Pepê levou o Dourado aos mesmo 34 pontos do Ceará, mas com mais vitórias 8 a 6 que a equipe alvinegra, o Cuiabá assume a 16ª posição e deixa o Vovô em 17º.

A rodada também marcou o rebaixamento do Juventude, que perdeu para o Atlético/MG, por 1×0, no Mineirão e matematicamente não tem mais chances de escapar da Série B em 2023.

A briga pelas outras 3 vagas está acirrada. O Avaí está muito próximo de ser o 2º a cair. Com 28 pontos faltando 4 rodadas só um milagre e uma sequência incrível de vitórias para escapar.

Enquanto Atlético/GO, em 18º com 33 pontos, Ceará em 17º com 34, Cuiabá em 16º com 34, e Coritiba em 15º com 35, disputam as outras 2.

O Ceará terá pela frente ainda: Fluminense, segunda-feira que vem, no Castelão. Depois, sai de casa para faze 2 jogos: Corinthians e Avaí, e encerra o Brasileirão diante do Juventude, em casa. O alento para os alvinegros é que é possível enfrentar os catarinenses já rebaixados e os gaúchos praticamente já de férias.

No entanto, é bom lembrar que agora, o Vovô não depende mais de si para escapar da queda. Vai ter de secar os concorrentes.