
O Campeonato Cearense vai dar seu pontapé inicial neste sábado com 2 partidas. No domingo, outras 3 (veja a tabela abaixo). A grande final está programada para o dia 8 de abril. Não bastasse a disputa entre Ceará e Fortaleza pela hegemonia no Estado, cada um tem 45 títulos, o certame ainda terá a briga para impedir o penta tricolor.
- O Estadual está bem mais valorizado do que em anos anteriores. A FCF firmou o maior contrato de direitos de transmissão da história.
- A TV Cidade (afiliada da Record) pagou mais de R$ 6 milhões para exibir a competição até 2025.
- A FCF também firmou parceria com a DAZN e os jogos do Ceará e do Fortaleza (que não forem exibidos pela TV Cidade) terão transmissão no sistema PPV através do canal Nosso Futebol, que está nas operadoras Sky e Claro.
- A DAZN também deverá transmitir em sua plataforma (em breve).
- Com as mudanças da CBF para os clubes participarem da Copa do Brasil, o Campeonato Cearense dará 2 vagas (campeão e vice) para disputarem o torneio em 2024.
- O Estadual ainda oferece ao campeão vaga na Fase de Grupos da Copa do Nordeste do próximo ano e 3 vagas na Série D do Brasileiro de 2024.
A fórmula de disputa é simples. Os 10 clubes estão divididos em 2 grupos de 5. Assim, as equipes da Chave A enfrentam as da B. Fazendo assim 5 partidas na 1ª Fase.
- Ao final da 1ª Etapa, as 3 melhores equipes estarão classificadas, sendo que os 1º colocados de cada grupo, avançam direto para a Semifinal.
- Na 2ª Fase (Quartas de Final), os 2º e 3º colocados se enfrentam no mesmo grupo em partidas de ida e volta. Ao término dos confrontos, os vencedores dos duelos estarão na Semifinal.
- Na 3ª Fase (Semifinal), os vencedores dos confrontos da fase anterior, se juntam aos 1º colocados dos Grupos da 1ª Fase e duelam em partidas de ida e volta. Os dois melhores disputam a final.
- Enquanto na 4ª Fase (Final), as equipes classificadas disputam em partidas de ida e volta o título.
- Já os 4º e 5º colocados de cada grupo farão um quadrangular da morte, onde jogarão partidas de ida e volta contra o rebaixamento.
O Estadual terá a participação de Atlético, Barbalha, Caucaia, Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Guarani, Iguatu, Maracanã e Pacajus.
- Atual tetracampeão, o Fortaleza chega com o moral lá em cima depois de tudo o que conquistou na temporada passada. A diretoria manteve a comissão técnica e os principais jogadores e ainda foi ao mercado se reforçar com o goleiro João Ricardo, o lateral Bruno Pacheco, o ala Pikachu e o atacante argentino Lucero entre outros
- Apesar dos bons reforços (lateral Danilo Barcelos, meia Jean Carlos e do atacante Luvannor entre outros), o Ceará vai para o Estadual com a torcida ainda protestando contra a diretoria. A temporada 2022 em que perdeu tudo e ainda foi rebaixado deixou máculas e somente o título pode ajudar o clube a voltar a ter paz.
- Depois de conquistar a vaga na Fase de Grupos da Copa do Nordeste, o Ferroviário também está motivado, mas o objetivo do Peixe, comandado pelo técnico Paulinho Kobayashi, é chegar o mais longe, se possível, ir até a Final.
- Vice-campeão ano passado, o Caucaia quer novamente ser uma das surpresas do Estadual e aposta mais uma vez no técnico Roberto Carlos para chegar até às semifinais.
- Algoz do Ceará em 2022, o Iguatu é outro que também quer surpreender. A diretoria confia na competência do técnico Washington Luiz.
- Pacajus, Guarani de Juazeiro, Maracanã, Atlético e Barbalha entram em busca de se manter na 1ª Divisão, mas, claro, se houve possibilidade, garantir uma vaga para disputar a Série D do Brasileiro em 2024.
O Campeonato ainda tem mascote, carinhosamente chamado de Manjadinho. Uma homenagem ao Soldadinho do Araripe, ave típica na Floresta Nacional do Araripe.
