Foto: Lenílson Santos/Ferroviário AC

Foi um vareio de bola. No 1º Clássico Cearense da temporada, o Ferroviário aplicou 3×0 no Ceará, na estreia de ambos no Campeonato do Nordeste, neste domingo, no Estádio Presidente Vargas, e só não fez mais porque tirou o pé no 2º tempo.

Com atuações brilhantes de Ciel e Erick Pulga, o Peixe fez uma partida daquelas de encher o torcedor coral de esperança e orgulho. Depois dos 10min iniciais em que levou uma pressão, com o goleiro Douglas mostrando que um grande time começa com grande goleiro, o Ferrão tomou conta do jogo.

  • O técnico do Ceará, Gustavo Moríngino, não foi regularizado a tempo e assim não comandou a equipe na área técnica.
  • O auxiliar Diosnel Burgos foi quem esteve à frente do time alvinegro.
  • O zagueiro Luiz Otávio saiu de campo chorando ainda no 1º tempo, após sentir uma lesão muscular

Vitória Coral

Com Ciel inspirado e Erick Pulga insinuante, o Ferroviário fez o 1º gol de pênalti, em que Luiz Otávio merecia ter recebido o 2ºamarelo e expulso, mas o árbitro não deu a advertência. O camisa 99 coral foi pra cobrança e bateu firme sem chances par Richard.

Antes do intervalo, Erick Pulga tabelou, invadiu a área e marcou um golaço, comprovando a força do ataque coral, que desestabilizou a defesa alvinegra desde o apito inicial.

No 2º tempo, de falta, Ciel, após falta recebida por Pulga, marcou um belo gol, o 2º dele na partida. Depois, disso, o Peixe tirou o pé do acelerador, se resguardou e com uma defesa sólida só esperou o fim do jogo.

O Ceará mesmo com as entradas de Vitor Gabriel, Erick, Arhtur Rezende e o estreante Chay não teve competência e nem força para fazer o gol de honra.

  • A torcida do Ferroviário começou a gritar olé logo depois do 3º gol.
  • A sensação é que se o Peixe jogasse com o mesmo ímpeto do 1º tempo poderia ter dado uma goleada histórica no rival alvinegro.
  • Apesar dos destaques para Ciel e Erick Pulga, todo o time do Ferroviário teve uma atuação primorosa. Mostrou que pode surpreender nesta Copa do Nordeste.

Ficha-Técnica
Ferroviário 3×0 Ceará
1ª Rodada Copa do Nordeste – Data: 22 de janeiro de 2023
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza
Árbitro: Antônio Dibi de Moraes. Assistentes: Mauro Cezar Evangelista de Sousa e Janystony Rabelo de Melo (trio piauiense)
Gols: Ciel (20/1ºT e  13/2ºT) e Erick Pulga (44/1ºT)
Cartões Luiz Otávio, Vitor Gabriel e Vina (CEA); Paulinho Kobayashi, Matheus Silva (FER)

Ferroviário
Douglas; Wesley, Roni Lobo, Fabão e Matheus Silva; Vinícius Paulista (Edgar), Lincoln Felipe Guedes e Deizinho; Erick Pulga e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi

Ceará
Richard, Buiú (Arthur Rezende), Tiago Pagnussat, Luiz Otávio (David Ricardo) e Danilo Barcelos; Caíque Gonçalves, Richardson e Jean Carlos (Erick); Janderson, Vina (Chay) e Luvannor (Vitor Gabriel). Técnico Diosnel Burgos.