
Já são 4 jogos na temporada. 2 pelo Campeonato Cearense e 2 pela Copa do Nordeste. 4 vitórias, 6 gols marcados e nenhum sofrido. O Fortaleza iniciou a temporada querendo vencer e rodar o elenco. Até agora os objetivos foram alcançados, mas há pontos para serem analisados.
O 1º é o sistema defensivo. Nenhum gol sofrido desde o ano passado. Aliás, já são 6 jogos, se contarmos os 2 últimos do Brasileirão (6×0 contra o Red Bull e 2×0 ante o Santos). Claro que os adversários desta temporada possuem fragilidades ofensivas, pouco fizeram, mas quando chegaram à área encontraram um sistema sólido ou um goleiro seguro.
Vojvoda utilizou 2 formações para a defesa com 2 e também com 3 zagueiros. Já colocou em campo 2 goleiros (João Ricardo e Fernando Miguel) e todos os zagueiros (com exceção de Habraão) Titi, Benevenuto, Ceballos e Brítez e todos os laterais: Dudu, Bruno Pacheco, Tinga e Lucas Esteves.
No meio de campo, todos também já foram utilizados, inclusive Lucas Crispim, que se machucou e só atuou ante o Iguatu. A formação com 3 e 2 volantes foi testada e só comprovou a força do setor.
No entanto, o ataque não demonstra a mesma desenvoltura (que palavra!). Apenas 6 gols e inúmeras chances criadas e desperdiçadas. Pikachu e Romarinho desperdiçaram oportunidades sem goleiro.
- Fortaleza acerta contrato milionário com nova fornecedora de material esportivo
- Júnior Santos se emociona, chora em apresentação e diz que pretende retribuir a confiança do Fortaleza; veja o vídeo
- Com Júnior Santos, Fortaleza chega a 8ª contratação para 2023 e já gastou quase R$ 15 milhões em reforços
No elenco, há 10 atacantes. No entanto, Lucero (espera regularização), Júnior Santos (só foi regularizado hoje), Coutinho (suspenso) e Wesley Braga (não deve ser aproveitado) ainda não estrearam. Enquanto, Moisés se machucou no 1º jogo.
Assim, estrelas como Thiago Galhardo, Pedro Rocha, Silvio Romero e Pikachu já jogaram e já fizeram gols. Mas é pouco pela produtividade da equipe. Apesar de ser início de temporada, falta calibrar o pé treinar bastante finalização para não sofrer nos próximos jogos.
Aliás, o Tricolor terá uma ótima oportunidade para melhorar o saldo. O adversário desse domingo é o Barbalha, que em 2 jogos levou 5 gols e é um dos candidatos ao rebaixamento no Estadual.