Ex-lateral Branco é o atual coordenador da base da Seleção Brasileira. Foto: Ascom/Fluminense

Mais uma convocação pra conta! Seleção Brasileira Sub-15 convocada. 26 jovens chamados. Quantos de clubes do Norte-Nordeste? ZERO Detalhe: observadores do Centro de Pesquisa e Análise das categorias de base da Seleção monitoraram 102 atletas em 2022.

Não haver 1 (apenas um) jovem atleta espalhado em 16 Estados de 2 regiões deste Brasil continental chega a ser um escárnio da CBF. É revoltante não haver um olhar para o Nordeste e o Norte. E olhe que o Presidente é baiano. A turma brinca com a cara da gente.

Eu sigo com minha tese. É um misto de desconhecimento, pré-julgamento, incompetência e xenofobia. Não dá para haver equilíbrio no futebol brasileiro, quando apenas um grupo é privilegiado. Quando há uma segregação clara e evidente desde o Sub-15 até o profissional.

Claro que vão aparecer os covardes e os elitistas com argumentos rasos, com desculpas engessadas e exemplos desconexos para afirmarem que os clubes do Norte e do Nordeste precisam se estruturar melhor para criarem “cancha” e aparecerem na Seleção.

Isso é um círculo vicioso e injusto. É preciso minar o alicerce, desamparar a base e impedir o crescimento. Não tem como criar uma estrutura, um equilíbrio com tanta assimetria desse jeito. Os dirigentes dos clubes precisam cobrar mais ações da CBF e parar de receber migalhas.

Não basta disfarçarem e maquiarem com uma parte da mídia sudestina, que se diz nacional, mas claramente sobrevive apenas do eixo. Não é possível ver tanto descaso, despreparo e incompetência na análise e ainda querer que o pires esteja na mão à espera.

Ramon, técnico da Seleção Sub-20, e o presidente Ednaldo Rodrigues Foto: Thaís Magalhães/CBF

Enquanto isso, vamos sobrevivendo de lampejos em épocas diferentes e que fazem a alegria da elite. Que enchem a boca pra falar: mas lá no Nordeste tem esse ou aquele. Em 1988 teve o Bahia… Puro suco de ignorância, que restringe um clube, uma cidade ou um Estado a uma região.

E não vou me surpreender se na próxima convocação não chamarem 1 ou 2 (as migalhas) para criarem aquela narrativa de que estão, sim, acompanhando. Adoram fazer isso: iludir e depois sumirem.

Mas não vão faltar olhos e críticas para avaliar o trabalho de quem deveria ser o catalisador do crescimento do futebol brasileiro.

Confira a lista dos 26 convocados feito pelo técnico Patetuci. Os atletas foram chamados para treinamentos, que serão realizados na Granja Comary, de 10 a 19 de abril. 

Goleiros
João Pedro – Santos
Kaio de Assis – Avaí
Luiz Fernando – Palmeiras

Laterais
Denner Alves – Corinthians
Lucas Melim – Vasco
Rafael Gonzaga – Santos
Vitor Ramon – Grêmio

Zagueiros
Enzo Lopes – Palmeiras
Lucas Gazzoto – Santos
Luis Eduardo – Grêmio
Pedro Neto – Corinthians
Renan Sousa – Vasco

Meio-campistas
Anthony Gabriel – Atlético Goianiense
Danillo Souza – Grêmio
Ivan Molina – Botafogo
Miguel Caldas – Botafogo
Pablo Fellipe – Avaí
Peter Carvalho – Fluminense
Ruan Sales – Fluminense

Atacantes
Davi Lucas – Cruzeiro
Davi Alves – Athletico Paranaense
Gabriel Ferreira – Grêmio
Juan Felix – Palmeiras
Nicollas Melo – Corinthians
Paulo Henrique – América Mineiro
Roger Dias – Grêmio