Os 3 principais clubes do futebol cearense se pronunciaram em apoio à comunidade LGBTQIA+, neste 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia. Ceará, Ferroviário e Fortaleza fizeram postagens em seus respectivos perfis nas redes sociais.
Quando começou a punição aos clubes por homofobia?
A discriminação por orientação sexual é crime e ainda é muito presente não apenas na sociedade brasileira, mas principalmente nos Estádios de futebol. Vale lembrar que desde 2019, o STJD decidiu penalizar os clubes em ocasiões que os torcedores praticassem cantos homofóbicos dentro dos estádios.
Por que 17 de Maio é celebrado o Dia de Combate à Homofobia?
A data de hoje é celebrada desde 2010 em homenagem ao dia que o termo “homossexualismo”, passou a ser desconsiderado quando se refere a população LGBT. O homossexualismo foi excluído da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.
- Presidente do Fortaleza informa que acertou a compra do volante Caio Alexandre
- Coluna A Base Vem Forte: o futebol cearense revela atletas para jogar no profissional ou para vender?
- Coluna Joguem com Elas: Leoas vivem fase exuberante no Campeonato Brasileiro A2
- 1º jogo do Ceará com torcida completa será contra Gustavo Morínigo, que é o novo treinador do Avaí
A CBF também publicou não apenas nas redes sociais, mas em seu site oficial apoio à causa LGBTQIA+ e divulgou um importante relatório que revela 74 casos de LGBTfobia ligados ao futebol brasileiro em 2022.