Meninas do Vozão antes de enfrentarem o Real Brasília. Foto: Ascom/Ceará SC

Coluna Joguem com Elas

Há um argumento da diretoria do Ceará de que o rebaixamento do time masculino à Série B do Brasileiro prejudicou todo o planejamento do clube para a temporada 2023, e o futebol feminino acabou sendo um dos afetados.

Mas eu pergunto, não dava para pelo menos ajudar as Meninas do Vozão a atuarem de forma digna na elite do futebol feminino? Mesmo depois de tudo o que elas fizeram pelo clube ao conquistarem o título de campeã brasileira da série A2 ano passado?

Não foi justo desintegrar a comissão técnica vitoriosa de 2022 e dispensar atletas. Se não bastasse, os dirigentes alvinegros não trouxeram nada com o mesmo padrão. E com isso, o que aconteceu foram humilhações e mais humilhações, inclusive, em TV aberta para todo o Brasil ver.

A campanha no Brasileirão com 12 derrotas em 12 jogos e o rebaixamento consumado com 3 rodadas de antecipação é um mácula forte e pesada, que o clube vai levar. Se antes, o título nacional era motivo de orgulho, a queda neste ano é razão para muita vergonha.

Mas isso só mostra o quanto o futebol feminino ainda é preterido e desrespeitado por alguns. A sensação é de que só existe no clube por pura obrigação (a CBF exige que clubes das Séries A e B do Brasileiro tenham equipes femininas profissionais).

Das inúmeras perguntas que ficam no ar: Vale a pena disputar o Brasileiro A2 ano que vem? Só haverá “investimento” caso o futebol masculino seja vitorioso?

Há muitas outras indagações que não há respostas, até porque nem adianta questionar, pois é capaz de alguns acusarem a “imprensa” de tentar tumultuar o ambiente do masculino, que tenta retornar à elite.

Leoas Classificadas

As Leoas do Fortaleza empataram por 1×1 contra o 3B da Amazônia, no Estádio Ismael Benigno, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A2 e garantiram de forma antecipada a classificação às quartas de final.

A equipe leonina é a líder do Grupo B com 14 pontos e segue como a única invicta da chave. Agora, faltando mais 2 jogos para a acabar a 1ª fase, o objetivo é seguir no topo para fazer o jogo de volta em casa e enfrentar a 4ª colocada do Grupo A, que neste momento é a equipe do Fluminense.