Elenco feminino com o técnico Guilherme Giudice. Foto: Karim Georges/FEC

Coluna Joguem Com Elas

A equipe feminina do Fortaleza terminou a 1ª Fase do Brasileiro A2 com a melhor campanha entre os 16 clubes participantes. Invictas, as Leoas conquistaram 5 vitórias e 2 empates e lideraram o Grupo B de ponta a ponta. Agora, vão às quartas de final com moral para buscar o tão sonhado acesso à elite do futebol feminino.

Na próxima etapa, nos 2 próximos finais de semana o Fortaleza vai encarar o América/MG, que terminou na 4ª colocação no Grupo A. O duelo de ida será em Belo Horizonte, sábado que vem, às 10h, no Sesc Alterosas. Enquanto o de volta domingo, dia 11 de junho, às 15h, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú. Não há vantagem, nem o famigerado gol fora de casa.

Para garantir a vaga às semifinais e consequentemente o acesso ao Brasileirão Feminino em 2024, é preciso somar mais pontos nos 2 jogos. Em caso empate na pontuação, o saldo de gols é o 2º critério. Se mesmo assim insistir a igualdade, a disputa vai para as cobranças de pênaltis ao final da 2ª partida.

Comandadas pelo técnico Guilherme Giudice, as Leoas tricolores vivem uma fase exuberante. A equipe tem muita consistência defensiva, enquanto o ataque, apesar de não ser volumoso, é bastante letal. O elenco tem grandes destaques: a goleira Kivia, as laterais Isabella Mendes e Fernanda, a defensora Lorena, a capitã Jaque além das atacantes Musa, Aninha e Larissa.

Recomeçar
Faltam apenas 2 rodadas para o fim do Brasileirão, as Meninas do Vozão seguem no martírio, sem apoio, apenas cumprindo tabela, já rebaixadas. Espero que ao término da competição, a diretoria do Ceará reveja conceitos, faça uma reestruturação completa e possa, de maneira justa e profissional, retomar o projeto belíssimo que foi criado e conquistado com o futebol feminino. É o mínimo que se pede.

Sucesso no Sub-20
O Fortaleza também está na brilhando no Brasileiro Sub-20. A equipe tricolor garantiu classificação antecipada às quartas de final, com 1 rodada de antecedência e com o 1º lugar no Grupo D.

A equipe comandada pelo técnico Igor Cearense (aquele mesmo) ainda vai enfrentar na última rodada da 1ª Fase o Fluminense, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro, amanhã, quarta-feira, 31, às 15h. Somente depois de encerrada essa etapa dá para saber quem o time leonino irá enfrentar na fase de mata-mata.