
Coluna “A Base Vem Forte”
O Ceará ganhou do Fortaleza por 1×0, gol do centroavante Amaral, e conquistou o bicampeonato cearense Sub-17, no último sábado, no Estádio Presidente Vargas. O feito alvinegro comprova a força da base no Vovô, que já havia chegado entre os oito melhores na Copa do Brasil da categoria.
A campanha do time comandado pelo técnico Ramon Soares no Estadual foi de muita consistência. Liderou o grupo na 1ª Fase e ficou em 1º no hexagonal final. Foram 12 jogos com 8 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas. Na decisão, diante do rival, que tinha o melhor ataque e a melhor defesa da competição, fez uma partida impecável e venceu de forma merecida.
O grupo alvinegro já havia chegado às quartas de final da Copa do Brasil Sub-17, no mês passado, quando caiu para o Vasco. Ou seja, o trabalho conhecido de base do Ceará só comprova que os frutos são colhidos. Agora, é preciso ter discernimento e entrosamento com o profissional para essa garotada ter oportunidade e a torcida conhecer, vibrar e aplaudir os jovens atletas.
Sem esquecer que no próximo mês, vai começar o Campeonato Brasileiro Sub-17. Assim, será mais uma oportunidade de fazer bonito para todo o País conhecer e ver os valores semeados na Cidade Vozão.
Sem Racismo
A Federação Cearense de Futebol também entrou na luta contra o Racismo. A entidade estadual levou para a Final do Sub-17 a moeda de sorteio do início do jogo e as faixas de capitão dos times personalizadas com a campanha “Com Racismo Não Tem Jogo”. Mais um golaço da FCF, que faz um trabalho magistral nas categorias de base. Aliás, é referência no País.
Adeus
Depois da perda do título estadual Sub-17, o Fortaleza anunciou a saída do técnico Danilo Benjamim. O clube leonino já busca um substituto. Danilo levou o tricolor, ano passado, à inédita quartas de final no Brasileiro da categoria, algo inédito entre os times cearenses.

Vergonha Esperada
Não é de hoje que as categorias de base da Seleção Brasileira são elitizadas, vinculadas a uma panelinha de clubes e muitas vezes de empresários. Mas a humilhante eliminação para Israel na Copa do Mundo Sub-20, na Argentina, ainda nas quartas de final, só comprova que o poço é ainda mais fundo.

Eu havia criado uma enorme expectativa com a chegada do Presidente Ednaldo Rodrigues, por já conhecer pela postura ética, honesta e decente e ainda por ser negro e nordestino. Mas as informações que chegam é de que, infelizmente, é cercado por incompetentes e muitos puxa-sacos, que não sabem nem sequer quantos lados tem uma bola. Uma pena!
Criançada em Alta
A FCF informou quais clubes vão disputar as Copas Sub-11 e Sub-14. As 2 competições estão programadas para começar no próximo mês de julho. Inclusive o conselho técnico para definir fórmula e regulamento vai acontecer na terça-feira, dia 13, na sede da entidade.
Confira abaixo os clubes participantes:
Sub-11
- Aliança
- Anjos do Céu
- Caucaia
- Ceará
- União
- Fortaleza
- FC Atlético
- Grêmio Pague Menos
- Juazeiro
Sub-14
- Aliança
- Anjos do Céu
- Tiradentes
- Caucaia
- Ceará
- União
- Floresta
- Fortaleza
- FC Atlético
- Grêmio Pague Menos
- Juazeiro
- Santa Cruz