Que os treinadores das seleções brasileiras de base tanto do masculino, quanto do feminino desprezam o futebol nordestino e nortista, isso já não é novidade. Basta ver as convocações. No entanto, mesmo com todas as tribulações, ainda é possível encontrar poucas exceções que comprovam a regra.

Neste sábado, o técnico Jonas Urias convocou 26 jogadoras da Seleção Feminina Sub-20 para um período de treinamentos em Porto Alegre. As atletas se apresentam dia 10 de julho à comissão técnica e vão ser liberadas no dia 18.

A volante do Fortaleza, Rebeca Costa foi a única atleta de um clube do Norte e do Nordeste convocada. Não é por menos, a meio-campista tricolor, nascida em Pindoretama, já é chamada há algum tempo para as seleções de base. Ano passado, inclusive, conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-17 pela Seleção Brasileira atuando em 5 dos 7 jogos do Torneio.

Depois de processar o Fortaleza e não ganhar (confira abaixo o imbróglio), Rebeca, que tem 17 anos, foi reintegrada ao clube e disputou o Brasileiro Sub-20, em que o Tricolor chegou às quartas de final. Agora, recentemente, foi integrada ao grupo profissional, que vai disputar o Campeonato Cearense.

Justiça
Em 2022, Rebeca Costa entrou com uma ação judicial na 11ª Vara da Justiça do Trabalho contra o Fortaleza por transporte via mototáxi ao Estádio da Universidade Federal de Alagoas, local da partida contra o UDA, pela 6ª rodada do Brasileiro Feminino A2. Segundo a petição, o Fortaleza não teria recolhido o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de Rebeca. O clube nega e provou na primeira audiência.

Confira abaixo as atletas convocadas pelo técnico Jonas Urias:

Goleiras
Rillary – Corinthians
Mari Ribeiro – Internacional
Julia Kerolyn – Botafogo

Defensoras
Carla Tays – Internacional
Giovanna Barraca – São Paulo
Ana Beatriz – São Paulo
Guta – Internacional
Ravena – São Paulo
Gi Fernandes – Santos
Giselly – São Paulo
Ana Guimarães – Botafogo

Meio-campistas
Rebeca – Fortaleza
Kaylaine – Flamengo
Maiara – Sporting (Portugal)
Ana Julia – São Paulo
Dani Teixeira – Internacional
Vitória Amaral – São Paulo
Analuyza – Internacional

Atacantes
Johnson – Corinthians
Pamela – Avaí/Kindermann
Dudinha – São Paulo
Ana Flávia – São Paulo
Giovanna Waksman – F.C Flórida (EUA)
Priscila – Internacional
Giovana Canali – Prime F.C (EUA)
Rhaissa – Ferroviária SAF