De maneira surpreendente (para alguns), o Atlético/MG anunciou hoje, terça-feira, 11, que não faz mais parte da LFF (Liga Forte Futebol), onde era um dos fundadores, e assinou com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra).

“Por decisão do órgão colegiado, o Galo decidiu aderir à Libra (Liga do Futebol Brasileiro), por entender que essa mudança representará, no longo prazo, maiores benefícios financeiros e institucionais para o clube. O Atlético sempre lutou por maior equidade e equilíbrio entre os times do futebol brasileiro e seguirá, na Libra, defendendo firmemente suas posições”, diz um trecho da nota oficial publicada pelo clube mineiro.

Ou seja, a turma não tá nem aí para o futebol brasileiro. Ninguém tá interessado em saber se vai haver um crescimento do esporte no País, se os clubes vão ficar mais estruturados, com mais poder financeiro para formar boas equipes, melhorar os estádios e promover ótimos jogos, que possam chamar a atenção de investidores e do público.

Tudo não passa de uma grande balela essa história de “equidade e equilíbrio entre os times”. O que cada um quer é ter mais dinheiro, estar num patamar lá em cima para conquistar títulos e mais títulos e o resto que se lasque.

Este Blog sempre defendeu a tese de que é impossível existir uma Liga de Futebol no Brasil enquanto os clubes não conseguem chegar a um acordo para ratear o dinheiro da TV. Se não sabem chegar a um consenso nisso, jamais terão condições de fazer uma tabela de campeonato, de escalarem árbitros, de determinarem punições ou até mesmo criarem uma peça de publicidade.

Cada qual só pensa no próprio interesse. E quando são confrontados, a lacração aparece via microfone, redes sociais ou até mesmo se fazendo de vítima, lembrando uma época em que “esteve na parte de baixo e compartilhou economias”.

Neste momento, o futebol brasileiro está assim dividido e pelo jeito vai se encaminhando para mais um fracasso entre os clubes para organizar um Campeonato.

Liga Forte Futebol: Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico, Botafogo, Coritiba, Goiás, Sport, Ceará, Fortaleza, América/MG, Avaí, Chapecoense, Juventude, Atlético/GO, Criciúma, Cuiabá, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Brusque e Operário.

Libra: Atlético/MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.