
A CBF arrecadou em 2022 R$ 1,2 bilhão. Recorde histórico da entidade que comanda o futebol brasileiro. Não é possível que numa empresa com tamanha arrecadação e poder no esporte não tenha uma pessoa sensata, coerente e de bom senso que não tenha enxergado o absurdo de marcar as finais da Série D do Brasileiro às pressas.
Vamos por parte (como diria Jack) e aos fatos. As semifinais da 4ª Divisão do Nacional foram realizadas no último domingo (10). Ferroviário e Ferroviária garantiram vaga na decisão, que a principio lá no início estavam marcadas para os dias 17 e 24 de setembro.
No entanto, devido às finais da Copa do Brasil, que foram alteradas para os dias 17 e 24 de setembro, a CBF resolveu deixar os jogos do Torneio nacional como prioridades e únicos nos dias citados.
Assim, resolveu antecipar as finais da Série D para o meio de semana do dia 13 (jogo de ida) e final de semana do dia 16 (jogo de volta).

A CBF, assim, na segunda-feira (11), no período da tarde, resolveu anunciar que as finais aconteceriam na quarta-feira, dia 13, e sábado, dia 16. Até aí, nada de anormal. No entanto, havia um grave problema.
O Ferroviário precisaria viajar durante a madrugada da segunda-feira para terça-feira (as passagens foram expedidas pela agência de viagem parceira da CBF), desembarcar pela manhã em São Paulo, encarar 200km de ônibus para então chegar a Araraquara somente na terça-feira por volta do meio-dia.
Ou seja, o elenco, que se reapresentou na segunda-feira pela manhã para fazer um trabalho regenerativo, depois de ter ficado 20 horas viajando de Porto Alegre a Fortaleza, na sexta-feira, trabalhado no sábado, jogado mais de 120 minutos no domingo, não teria tempo e nem condições físicas para treinar na terça-feira, visando o 1º jogo de uma FINAL DE CAMPEONATO BRASILEIRO.
Com todo o respeito, quem em sã consciência sugere uma logística dessa para um clube finalista de um Campeonato Brasileiro? Seja qual categoria for!
O Ferroviário, com todo o direito, bom senso e dever, rejeitou as passagens, e somente depois de uma enorme pressão, conseguiu encontrar passagens para viajar a São Paulo, por volta do meio-dia. E detalhe: em 2 voos (às 12h e outro às 13h). A delegação coral só irá chegar em Araraquara às 22h da terça-feira.
Qual o motivo da CBF não marcar os 2 jogos das Finais para os próximos 2 sábados (16 e 23 de setembro)? Qual o motivo de não marcar os 2 jogos das Finais para a quinta-feira, dia 14, e na outra quarta-feira, dia 20?
Lembrando que ambos os clubes concordaram que as datas poderiam ser alteradas e a TV Brasil (que exibe os jogos da competição) também aceitaria transmitir os jogos nos dias em que a entidade marcasse.
Enfim, há mais perguntas, questionamentos que respostas. Isso só comprova o quanto a entidade que comanda o futebol brasileiro demonstrou descaso e desrespeito à Série D e ainda maltratou de forma desnecessária o Ferroviário Atlético Clube.
