Presidente João Paulo na apresentação de Ricardinho como assessor. Foto: Israel Simonton/CSC

Ninguém dúvida do profissionalismo e principalmente do amor ao clube. Ricardinho foi exemplo de atleta dentro e fora de campo e se tornou ídolo do Ceará pelo futebol, conquistas e pelo respeito à instituição, companheiros de profissão e comissão técnica.

Por isso, chega a Porangabuçu com a função de assessor do departamento de futebol. Setor que passa por uma profunda reformulação e precisa urgentemente se adequar à modernidade, ao profissionalismo e conquistar o acesso de volta à Série A do Brasileiro.

Ricardinho, na verdade, não será apenas um assessor, mas também um consultor. Vai ser um elo de outros departamentos, inclusive das categorias de base, com o futebol.

Segundo ele, em entrevista coletiva, vai fazer uma integração nos setores do clube e tentar implantar (junto com os outros funcionários e diretores) a tão sonhada mentalidade vencedora, que o clube almeja para conquistar os objetivos e mudar a forma de gestão.

Ricardinho, contudo, ainda é inexperiente, apesar dos cursos específicos realizados e da vivência em vestiário e no campo. Mas vai precisar lidar com a politicagem, com os empresários e com a falta de investimento.

O Ceará passa por uma ebulição política desde o ano passado, viu várias contratações sem sucesso e perdeu muito dinheiro com a queda para a Série B do Brasileiro.

Assim, vai ter um papel interessante para ouvir, aprender e também expor sua opinião de quem é ídolo do clube. E aí, é que vamos ter uma noção do quanto o sua função vai ser realmente essencial.

Só lembrando que o Ceará ainda não anunciou nem o novo diretor de futebol e nem muito menos o executivo de futebol. As 2 pessoas que irão comandar o principal departamento do clube. Aguardemos.