A Federação Cearense de Futebol confirmou em seu site oficial as mudanças obrigatórias para a realização da última rodada da 1ª Fase do Campeonato Cearense. Todos os quatro jogos serão no próximo domingo, dia 07, vão acontecer às 15h, e a partida entre Ferroviário x Caucaia vai ser realizada no Estádio Franzé Morais, na Cidade Vozão, em Itaitinga.

A polêmica causada pelo Decreto de Lockdown feito pelo Governo do Estado em que proibia os jogos do Campeonato Estadual na cidade de Fortaleza foi resolvida, depois de muitas reuniões, estresses e um acordo de última hora entre Ferroviário, Ceará e Federação Cearense de Futebol.

O Ferroviário, mandante do duelo contra o Caucaia, não poderia atuar em sua casa, no Estádio Elzir Cabral, em Fortaleza. No entanto, os dirigentes corais não abriam mão dessa prerrogativa. O Peixe é o líder da 1ª Fase e com uma vitória simples termina esta etapa na liderança e garante uma vaga na Copa do Brasil 2022.

Os dirigentes do Ferroviário, contudo, tiveram de recuar, já que o Presidente da FCF, Mauro Carmélio, garantiu que não iria parar o Campeonato, devido ao número de datas, que está no limite e não há outro período para realizar as partidas da última rodada da 1ª Fase, pois precisam acontecer todas no mesmo dia e horário.

A alternativa foi levar a partida para o Estádio Franzé Morais, na Cidade Vozão, em Itaitinga, de propriedade do Ceará, que cedeu as instalações sem impor dificuldades.

Dessa forma, o Campeonato Cearense vai continuar e na próxima quarta-feira, dia 10, já começa a 2ª Fase, com a entrada de Ceará e Fortaleza na competição. Os jogos também vão seguir o que determina o Decreto de Lockdown e não serão realizados na Capital. O Vovô vai mandar seus jogos no Estádio Franzé Morais e o Leão vai fazer as partidas no seu CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú.

Vale lembrar que cinco clubes já estão classificados para a 2ª Fase: Ferroviário, Pacajus, Atlético, Caucaia e Icasa. Enquanto Guarany de Sobral, Barbalha e Crato lutam pela última vaga e para não serem rebaixados. Dois caem para disputar a 2ª Divisão em 2022.