Fortaleza e Ceará vão dividir com mais um clube o rateio dos direitos de transmissão da Série A do Brasileiro. O Juventude assinou com a Globo contrato para exibição dos jogos na TV aberta. Com isso, falta apenas o Cuiabá assinar com a emissora carioca.

A informação é do jornalista Gabriel Vaquer, do UOL Esporte.

Assim como fizeram os dois maiores times do futebol cearense, o clube de Caxias do Sul também fechou com a TNT para a transmissão dos jogos na TV fechada. Para trilhar pelo mesmo caminho que alvinegros e tricolores, o time gaúcho ainda acertou o pacote de PPV com a Globo.

Vale lembrar que na TV aberta, a divisão da cota segue o padrão europeu. 40 – 30 – 30. Ou seja, 40% do valor total é dividido entre os clubes. 30% é dividido pelo número de partidas exibidas e os outros 30% de acordo com a classificação final no Campeonato.

Já na TV fechada, a divisão é diferente. 50% é repartido entre os clubes, 25% é pela audiência de jogos transmitidos e os outros 25% pela posição na tabela ao fim da competição.

Enquanto com a Globo, na TV aberta, o rateio é entre 19 clubes e tem Flamengo e Corinthians para alavancar as partidas transmitidas, na TV fechada, com a TNT, o bolo é dividido entre 7 equipes:  Athletico, Bahia, Ceará, Fortaleza, Juventude, Palmeiras e Santos.

Para o PPV, de acordo com a Globo, os clubes ficam com 35% do valor. No entanto, a divisão é conforme o número de torcedores assinantes do Pacote do Premiere. Por isso, é tão importante para os clubes que o fã indique o time para qual torce.

📸 Montagem com imagens cedidas pelas ascom dos clubes