O Ceará goleou o Sport por 4×0, em plena Ilha do Retiro, no último fim de semana, pela Copa do Nordeste, derrubou mais um treinador adversário, se isolou na liderança da competição e de quebra ainda garantiu vaga nas quartas de final.

A goleada mostrou o poder do ataque do time alvinegro, o segundo melhor da Lampions League até agora. Porém, por trás desse placar há também um sistema defensivo sólido, aliás é o melhor da Copa do Nordeste, com apenas 3 gols sofridos. O técnico Guto Ferreira fez questão de destacar esse setor na coletiva pós-jogo.

E um dos responsáveis pelo time ter chegado à segunda partida consecutiva sem ser vazado e estar no topo é o goleiro Richard. Ou melhor, é o camisa 91 do Vovô junto com uma equipe técnica, que trabalha arduamente.

No sábado passado, quando o placar ainda estava 2×0, Richard fez uma defesaça daquelas para confirmar a boa fase e comprovar que um grande time começa sempre com um grande goleiro.

Só que a defesa de Richard não é fruto do acaso. Pelo contrário, há muito trabalho e treino envolvido. A prova é a postagem do preparador de goleiro do Ceará, Everaldo Santana.

Em seu perfil no Instagram, Everaldo revelou como é feita uma pequena parte do treino para os goleiros do Ceará. Nas imagens, a atividade é com Richard em que o atleta precisa defender as bolas a “queima roupa”. Em seguida, o lance da partida contra o Sport.

Everaldo ainda fez questão de escrever um texto, onde diz que “TREINO É JOGO”, explicando o posicionamento e como o goleiro deve se comportar nesses lances de cruzamento. Confira abaixo.

📸 Xandy Rodrigues