
Foram 3 empates consecutivos sem marcar gols e ainda desperdiçando pênalti, mas na noite dessa quinta-feira, 20, na Arena Castelão, o Ceará voltou a balançar as redes, fez gol de pênalti e reassumiu a liderança do Grupo C da Copa Sul-Americana, ao bater o Bolívar por 2×0.
O time alvinegro segue invicto na competição e está a uma vitória da tão sonhada classificação às oitavas de final. Para não depender de ninguém, vai ter de vencer o Jorge Wilstermann, na altitude de Cochabamba, na próxima quinta-feira, às 19h15. Se empatar, vai torcer por um tropeço do Arsenal, que encara o Bolívar na Argentina.
No duelo desta noite, o Ceará mandou na partida, principalmente no 1º tempo, quando teve pelo menos 3 chances de abrir o placar, Richard praticamente nem sequer foi acionado, mas só conseguiu abrir o placar aos 44 minutos, em um belo chute de Lima, que teve o desvio na zaga e foi parar no canto.
Aliás, a primeira etapa alvinegra mostrou um time tocando a bola, com transição rápida e jogando de forma vertical. Só que mais uma vez, as finalizações deixaram a desejar. Em compensação, o setor defensivo, novamente, mostrou uma segurança incrível. Principalmente, o volante Oliveira. Este joga de forma intensa e praticamente marcando em todos os cantos do campo. Foi o destaque ao lado de Lima.
No 2º Tempo, a estratégia do técnico Guto Ferreira foi jogar de forma reativa, esperar o adversário e apostar nos contra-ataques. Só que os bolivianos cresceram, pressionaram e por pouco não empataram em uma bela defesa de Richard. Mas foi apenas isso.
- Ceará e Fortaleza pagam mais de R$ 30 mil para Decisão do Cearense ser com árbitro de fora e com VAR
- Ceará vai bater recorde histórico e pela primeira vez disputará 15 partidas em um único mês
- Guto elogia garotos da base, exalta planejamento do clube e afirma que grupo do Ceará está comprometido em fazer o melhor
O treinador alvinegro percebeu o crescimento do adversário, fez mudanças e o Ceará voltou a dominar as ações. Com ótimo preparo físico, os alvinegros fizeram o segundo com Vina, de pênalti, para afastar a zica do jogo passado, justamente contra o Bolívar, em La Paz, quando Jael desperdiçou a cobrança.
O Vovô poderia até ter feito mais, em vários contra-ataques o Bolívar abriu a guarda, deixou espaços enormes para as investidas dos atacantes, mas faltou capricho da equipe cearense. No entanto, o importante foi a vitória e os 3 pontos para retomar a liderança.
Agora, é virar a famosa chave e pensar no Campeonato Cearense. No próximo domingo, o Ceará faz a final com o rival Fortaleza e precisa da vitória para conquistar o título. Empate favorece os tricolores.
📸 Felipe Santos/Cearasc
