Copa América
A Seleção Brasileira sofreu, mas conseguiu bater a Colômbia, de virada, por 2×1, no último minuto, na noite passada. A sensação é de que quando o jogo é contra os colombianos, o time nacional joga como se fosse uma decisão. A comemoração do gol da vitória, marcado pelo volante Casemiro, é a prova de que há, sim, algo de rivalidade. O Brasil já havia garantido a classificação antecipada às quartas de final e agora com o resultado assegurou também a 1ª colocação.
Copa América II
O técnico Tite não poupou críticas ao gramado do Estádio Nilton Santos. “Um campo que não vou chamar de horrível, mas muito ruim pra se jogar futebol, prejudica todo o espetáculo. Quem quer criar não consegue. Foi muito rápido o tempo de fazer isso e não dá”. E olhe que o treinador da Seleção ainda não atuou no Maracanã outro campo bastante castigado e que vai prejudicar, quem gosta de jogar com qualidade. O Brasil volta a atuar no próximo domingo, 27, diante do Equador, às 18h, no Estádio Olímpico, em Goiânia (com transmissão do SBT e ESPN Brasil).
Campeonato Raiz
O Horizonte segue firme na luta para voltar à elite do futebol cearense. Nessa quarta-feira, pela 2ª rodada da Série B, o Galo venceu o União por 3×0 e chegou a 2 vitórias em 2 jogos, assumindo a liderança isolada da competição. Já Floresta e Iguatu conquistaram, respectivamente, o primeiro triunfo. O Lobo da Vila venceu o Pacatuba por 2×0. Enquanto o Jaguar do Vale bateu o Itapipoca por 2×0. A rodada será completada nesta quinta-feira, com mais duas partidas: Maranguape x Tiradentes e Maracanã x Cariri, ambos, às 15h30.
Diferença Gritante
Quem está acompanhando a Euro e a Copa América pode perceber a (enorme) diferença de critérios das atuações da arbitragem em comparação com os jogos no futebol brasileiro. Não apenas no campo, mas também no árbitro de vídeo. São lances que você olha e na hora já solta: “se fosse aqui, duvido que ele marcasse isso”. O 1º pênalti marcado para Portugal, contra a França, no empate por 2×2, em que o goleiro francês acerta um murro no português, lembrou demais o lance ano passado entre o zagueiro Ernando, do Bahia, e o goleiro Volpi, do Bahia, em que o árbitro não deu nada. Isso é apenas um entre os inúmero exemplos diários que é possível observar e lamentar.
Golaço Tricolor
O Fortaleza perdeu para o Flamengo por 2×1, na noite passada no Maracanã. Mas o gol marcado pelo time leonino foi algo espetacular. Após o apito inicial para o segundo tempo, em 13s, sem o adversário tocar na bola, os jogadores tricolores chegaram ao tento. É para ser bastante aplaudido. Detalhe para a metida de bola do Pikachu para o Éderson e a bela batida do David. Golaço!
Camisa 9 ao Lado
Por falar em Fortaleza e gol, quem tá brilhando no Brasileiro de Aspirantes é Gustavo Coutinho. O centroavante leonino é o artilheiro da competição com 3 gols, em 2 partidas. O camisa 9 (que tanto o Fortaleza busca para o elenco principal), que voltou de empréstimo neste ano, teve poucas oportunidades com Enderson Moreira e com Vojvoda. Aliás, o Fortaleza enfrenta o Grêmio, logo mais, 15h, no CT Ribamar Bezerra pela 3ª Rodada dos Aspirantes. Ótima oportunidade para Coutinho confirmar a ótima fase e poder falar: “Estou aqui, se precisarem…”

Duelo de Desfalques
Ceará e Atlético/MG se enfrentam logo mais no Castelão, às 19h (com transmissão do Premiere) em busca de voltarem a vencer na competição. O Vovô empatou com o Inter e o Galo também ficou na igualdade com a Chapecoense. No entanto, o que mais chama a atenção para a partida são os desfalques. No Ceará, são 7 só por COVID. No Galo, serão 14 ausências, 7 também por conta do vírus.
Federações Atuantes
O ex-secretário geral da CBF, Walter Feldman, concedeu uma ótima entrevista nessa quarta-feira, 23, ao programa Bola Rolando, no canal Band Sports. O dirigente falou sobre muitos assuntos, claro, o principal foi sobre a própria demissão e a acusação de assédio do Presidente Rogério Caboclo. No entanto, ao ser questionado sobre federações, Feldman foi incisivo ao dizer que as entidades estaduais fazem um trabalho muito importante, principalmente em estados onde a grande mídia não noticia, como Acre, Rondônia, Maranhão, Piauí.
📸 Ascom/FortalezaEC
Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 52