
Na semana passada, o Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, confirmou que o clube vai contratar, mas acabou soltando que a intenção é trazer atletas, que estariam vindo da janela internacional. Ou seja, somente a partir de 1º de agosto é que ficarão aptos a vestirem a camisa tricolor.
Passadas 5 rodadas da Série A do Brasileiro, a equipe tricolor demonstrou um bom futebol, fez ótimas partidas, encantou, mas também mostrou falhas e reposição ineficiente. Agora, após a primeira derrota, chega o momento de fazer um balanço do que aconteceu e principalmente do que está por vir.
Nos próximos 40 dias, o elenco tricolor terá pela frente 10 partidas (uma a cada 4 dias), já incluindo o mata-mata da Copa do Brasil contra o CRB. Ou seja, precisa de reforços e seria muito prudente não esperar o mês de agosto para que as contratações pudessem entrar em campo.
- Consciente, Vojvoda reconhece péssimo 1º tempo, assume responsabilidade, mas destaca poder de reação na etapa final
- Flamengo 2×1 Fortaleza – ótimo 2º tempo não compensa a péssima etapa inicial, que derrubou a invencibilidade de Vojvoda
Improvisar Tinga como zagueiro e Lucas Crispim como lateral podem até dar certo em algum momento, mas é preciso uma reposição a altura para que as brilhantes vitórias contra Atlético/MG e Internacional sejam repetidas. O tal do camisa 9 para ser uma sombra a Wellington Paulista e um meia que possa assumir o lugar de Matheus Vargas, quando não puder escalá-lo.
Talvez, esses quatro setores precisem de sangue novo, e olhe que nem citei o os extremos, onde Romarinho e Osvaldo não conseguem render nos 90 minutos e em muitas vezes nem em 45.
Vale uma pequena lembrança. Do elenco formado pelo o ex-técnico Enderson Moreira para essa temporada, Vovjoda só recebeu um jogador diferente do que o seu antecessor havia usado no início do trabalho: o zagueiro Titi (que foi um pedido de Enderson, por sinal). Ou seja, o atual treinador do Fortaleza não tem um atleta com o seu carimbo.
A diretoria tricolor, contudo, baseada no ótimo trabalho do centro de inteligência, já avisou que monitora o mercado e está atenta às oportunidades. É óbvio que o mercado nacional acaba inflando valores, quando o carrinho de compras é ativado, e se a janela internacional está momentaneamente fechada, é preciso ousadia e buscar alternativas.
E com certeza, o CIFEC já demonstrou que possui essas características, do contrário não teria indicado e aprovado Juan Pablo Vojvoda. Em seguida, o processo é com o departamento de futebol e com Marcelo Paz. Aguardemos os próximos dias.
📸 Leonardo Moreira/FortalezaEC