Rufem os Tambores
A eleição para Presidente da Federação Cearense de Futebol começou pra valer. Ligas e clubes, que não estavam aptos a votar, tiveram dois dias para se regularizarem e darem entrada no pedido para participarem do pleito, que vai acontecer no próximo dia 20 de julho. A FCF vai divulgar em breve uma lista com as entidades práticas desportivas qualificadas. Vale lembrar que as chapas, que quiserem concorrer na eleição, devem se inscrever nesta sexta-feira, 09, e na segunda-feira, 12.
Nova Polêmica
No intervalo da partida Fortaleza 4×0 América, na noite passada, na Arena Castelão, aconteceu uma confusão nos bastidores bem forte. O estafe do Fortaleza, como já é de costume, pediu para que o gramado fosse molhado. No entanto, chegou uma ordem da administração da Arena determinando que o sistema de irrigação não fosse ligado. A medida revoltou os dirigentes do Fortaleza. O frenesi foi enforme. O clube promete se reunir até com o Governador para reclamar e tentar saber se vai poder ou não usar o Castelão da forma como deseja.
Nova Polêmica II
Dirigentes do Fortaleza, ouvidos pelo Blog, disseram que a negativa da administração da Arena, em não molhar o gramado no intervalo, foi uma retaliação às reclamações de jogadores contra o campo e aquele episódio do goleiro Felipe Alves, que arrancou parte da grama no Clássico contra o Ceará. Já a Arena, segundo o Blog apurou, afirma que a negativa foi devido, justamente, a não piorar o campo.
Cartão Tricolor
Os volantes Felipe e Éderson receberam cartão amarelo na partida da noite passada contra o América/MG. Diferentemente do que foi divulgado na transmissão do Canal Premiere, apenas Éderson levou o terceiro e por isso está fora do próximo jogo, contra o Corinthians, 20h30, no Castelão. Já Felipe não está suspenso. Ele recebeu o segundo e assim está apto para atuar contra a equipe paulista.

Reclamação Recorrente
Por falar na transmissão de Fortaleza 4×0 América/MG, mais uma vez o Canal Premiere escalou uma equipe com narrador (Jaime Júnior) e comentarista (Fábio Júnior) sem nenhuma ligação com o estado cearense. Ambos são ótimos profissionais, nada contra. O problema é que não somente nesse jogo, mas em todos os outros, inclusive fora de casa, é perceptível em determinados momentos a falta de conhecimento sobre o trabalho das equipes cearenses. Quando não há empatia (na maioria ao adversário), há uma “rasgação de seda” completamente desnecessária.
Reclamação Recorrente II
Já comentei nas redes sociais e aqui mesmo no Blog que passou da hora de o Grupo Globo mudar essa logística. Há narradores (Antero Neto e Denis Medeiros) e comentaristas (André Almeida e Daniel Rocha) que já fazem esse trabalho na TV Verdes Mares, em jogos transmitidos na TV Aberta, de uma forma brilhante e principalmente competente. Aí, quando é no Premiere e no Sportv, só utilizam o repórter (Caio Ricard ou Lucas Catrib). A transmissão fica desequilibrada. E o pior, passa a sensação de descaso e em certos pontos até de preconceito. O Blog apurou o motivo: é “jurídico”. Só podem atuar nesses jogos quem tiver contrato com o grupo Globo. O que não é o caso dos profissionais citados, que possuem vínculo com as afiliadas. Desculpa, mas achei uma desculpa esfarrapada.
Campeonato Raiz
A 4ª Rodada da Série B Cearense começou nessa quarta-feira, 7, com 3 jogos e será encerrada nesta quinta com outros 2. Na tarde passada, na estreia do técnico Sérgio Alves, o Itapipoca ficou no 0x0 contra o Floresta. Já o União venceu o Cariri por 2×0. Enquanto o Iguatu aplicou a maior goleada do certame até aqui: 7×0 no Pacatuba, fora de casa. Logo mais, às 15h30, o Tiradentes enfrenta o Maracanã, no Raimundão. Enquanto o Horizonte tenta voltar à liderança contra o Maranguape, no Moraisão. Os dois jogos com transmissão da FCF TV.
Retorno ao Lar
O Ferroviário anunciou de forma oficial o retorno do atacante Edson Cariús. Artilheiro e campeão da Série D do Brasileiro com o Peixe em 2018, o jogador, de 32 anos, que estava no Remo e não se deu bem no Pará, chega num momento mais do que importante para Ferrão, que precisa retornar aos trilhos. O time está na 7ª posição do Grupo A da Série C e precisa voltar a vencer para se afastar da zona de rebaixamento e entrar no G4. Na próxima rodada, o Peixe encara justamente o ex-rival de Cariús, o Paysandu, domingo, 18h, em Belém.
Lacônico e Chateado
Para a entrevista coletiva pós-jogo do técnico do Ceará, Guto Ferreira, após o empate por 0x0 contra o Fluminense na noite passada, no Rio de Janeiro, fiz duas perguntas. A 1ª sobre a situação do atacante Saulo e a 2ª pedi pra ele fazer um balanço, após 10 rodadas de Brasileirão. O treinador alvinegro foi lacônico. Sobre Saulo, disse que enquanto ele estiver no clube conta com o jogador (apesar de não ter levado o jogador para o Rio). E sobre o balanço, disse que a classificação na tabela já diz tudo (e não foi sobre isso que perguntei). Apurei com amigos dentro do clube alvinegro, que Guto não gostou de algumas críticas que fiz anteriormente e que quando sabe que há alguma pergunta minha já comenta com a assessoria de comunicação previamente. Uma pena. Não esperava esse comportamento de um profissional tão competente e que admiro bastante.
📸 Leonardo Moreira/FortalezaEC
Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 57