Com a presença dos presidentes de Ceará, Ferroviário e Fortaleza, dos ex-jogadores e ídolos das torcidas Mota, Clodoaldo e Jardel, além do Governador do Estado, Camilo Santana, foi lançado nesta sexta-feira, o projeto Futpaz.
A iniciativa, criada pelo Governo do Estado, em parceria com os 3 grandes clubes da Capital, vai atender 2400 crianças de 7 a 12 anos, em 24 núcleos espalhados por Fortaleza.
“Nós estamos hoje aqui para assinarmos uma parceria extremamente importante com os clubes para o projeto Futebol da Paz. É parceria que inicialmente será realizado nas areninhas, aqui em Fortaleza, e que pretendo expandir futuramente para algumas regiões do Interior Estado. A ideia é promover o acesso de crianças, jovens ao esporte, descobrir talentos, proteger, mostrar a importância do futebol, que é da paz. É forma também de garantir que essa meninada esteja nas areninhas, acompanhada por monitores. Isso é importante não só para recuperar, mas para o futuro dessas crianças. E destaco que a rivalidade fica apenas dentro do campo, onde há a disputa do futebol. Não pode haver rivalidade nas ruas, nos bairros. O futebol é da paz”, destacou o Governador Camilo Santana.
O projeto começa já agora em agosto, dia 16. Os pais ou responsáveis, que quiserem inscrever as crianças, devem fazer inicialmente uma pré-inscrição no site da Secretaria de Esporte e Juventude de hoje até 06 de agosto. De 07 a 13 de agosto os escolhidos vão receber a confirmação.
- Leia as Partículas Atômicas do Blog desta sexta-feira 23 de julho
- Entrevista com o comentarista Caio Costa, do Futebolês: “O rádio é insuperável”
“Esse projeto é muito importante para aproximar os clubes das comunidades. Os clubes cresceram muito dentro de campo, mas também fora de campo. E a parte social dos clubes é latente. Os clubes querem ajudar o desenvolvimento das comunidades e quando o governo faz uma parceria como essa, nos dá a oportunidade de ajudar nessa missão de tornar as pessoas, principalmente os jovens, em cidadãos”, disse o presidente do Ceará, Robinson de Castro.
“As Areninhas, com os craques, com os ídolos, com os clubes presentes têm um papel social muito grande. De fazer esse meninos sonharem em se tornarem jogadores como o Mota, como o Clodoaldo, como o Jardel como tantos outros. Sair da ociosidade, poder realmente se espelhar nos grandes ídolos, que vão ali estar trabalhando, e as marcas dos clubes presentes ali junto com o Governo do Estado. Então, é um projeto completo, inovador. E agente tem de propagar sempre o bem”, disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
“Trazer o futebol como instrumento de inclusão social, além de trazer a paz, e ainda revelar garotos, que sonham em ser jogadores em um momento como esse, onde o futebol cearense vive o seu melhor momento. É algo muito importante. Então, com as areninhas, com essa parceria dos clubes, esse projeto tem tudo para ser um grande sucesso. Na verdade, já é um sucesso”, falou o Presidente do Ferroviário, Newton Filho.
📸 Ascom/Governo do Estado