Façanha Alvinegra

Por falar em Clássico-Rei, a vitória do Ceará representou muito não só para o momento do time, mas também para confirmar a melhor campanha do clube na Série A do Brasileiro até a 14ª Rodada na era dos pontos corridos. Com o triunfo sobre o Fortaleza, o Vovô chegou aos 22 pontos em 7º lugar e superou a campanha de 2010. Naquele ano, o Ceará, com os mesmos 14 jogos, estava em 7º lugar, mas com 21 pontos. Vale lembrar que a equipe de Guto Ferreira não perde há 10 partidas.

Gramado do Castelão

Depois do goleiro do Fortaleza, Felipe Alves, agora foi o atacante do Ceará, Steven Mendoza. No Clássico-Rei, desse domingo, pelo Brasileirão, vencido pelos alvinegros por 3×1, o colombiano teve um surto de raiva, chutou e destruiu o gramado da Arena Castelão na área do escanteio (à direita das cabines de imprensa). Mendoza ficou revoltado ao tentar bater duas vezes um esquinado para o time alvinegro e errar as duas cobranças por causa da deficiência do campo de jogo.

Gramado do Castelão II

Aliás, o campo da Arena estava tão desgastado durante o Clássico-Rei desse domingo, que até a equipe de transmissão Canal Premiere comentou e fez duras críticas. O ex-atacante Paulo Nunes disse que era inconcebível jogar com o gramado daquela forma ainda mais sendo num Estádio de Copa do Mundo. Já Paulo Vinícius Coelho chegou a dizer que o Castelão é um dos estádios mais bonitos do mundo, mas que não condiz com o gramado.

Fôlego Tricolor

Jogadores, dirigentes e e principalmente os torcedores do Fortaleza sentiram a derrota para o Ceará. No entanto, internamente no clube, o revés foi mais difícil de aceitar pela boa partida do time leonino. O excelente primeiro tempo, quando poderia ter matado o Clássico-Rei, é o motivo da maior lamentação dos tricolores. A avaliação é de que o grupo pecou nas finalizações e sentiu o desgaste físico pela semana intensa e decisiva na Copa do Brasil. Por outro lado, todos estão cientes de que se a classificação às quartas de final do torneio nacional acontecer, a derrota será esquecida facilmente.

Bicampeão com Méritos

O Maracanã se sagrou campeão da Série B do Cearense e garantiu vaga na elite em 2022. A equipe comandada pelo técnico Júnior cearense subiu neste ano para Segundona, porque em 2021 foi campeã da Série C. A façanha aconteceu nesse domingo, no Morenão, em Iguatu, contra a equipe da casa, que precisava apenas de um empate para ficar com o título. No entanto, o Maracanã, do experiente zagueiro e capitão Ciro Sena, ganhou por 3×1 e levantou a taça merecidamente.

Rei do Acesso

Outro que também tem muito a comemorar é o técnico Washington Luiz. Ele comandou o Iguatu em mais uma acesso do clube à tão sonhada elite cearense e ficou com o vice da Série B. Por outro lado, Washington Luiz chegou ao quarto acesso de forma consecutiva e fica marcado para sempre na história do futebol cearense. Em 2018, ele havia subido com o Barbalha (campeão), em 2019, com o Caucaia (campeão) e em 2020 com o Icasa (campeão).

Quem Diria

Enquanto na parte de cima da tabela do Brasileirão, Fortaleza, no G3, e Ceará, no G7, surpreendem e deixam gigantes como Corinthians, Santos, Fluminense e Internacional mais abaixo, lá na luta contra o rebaixamento, dois outros gigantes do futebol nacional passam maus bocados. O São Paulo está em 17º lugar com 12 pontos ganhos. Já o Grêmio amarga a vice-lanterna com apenas 7 pontos conquistados em 12 jogos disputados.

📸 Felipe Santos/Cearasc

Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 68