Fórmula Definida

Os 11 clubes participantes da Série C do Campeonato Cearense se reuniram nessa quinta-feira, 19, na sede da FCF para a reunião do Conselho Técnico. Na pauta, a fórmula de disputa. 2 grupos (A com 5 e B com 6) jogam entre si em partidas de ida, classificando-se 3 de cada chave. O 1º colocado avança diretamente para a Semifinal. Os outros 4 times formam 2 grupos de 2 em jogos apenas de ida. O melhor de cada grupo avança à semifinal e duelam com os outros 2 já classificados (lá da 1ª Fase) em partidas de ida e volta. Os finalistas garantem acesso à Série B do Estadual de 2022.

Justa Homenagem

Aliás, a Federação Cearense de Futebol vai homenagear um dos maiores nomes da história da fotografia do Estado do Ceará: Zé Rosa. Ex-fotógrafo do Jornal O Povo, onde trabalhou por quase 40 anos, ele terá o nome na Taça do Campeão da Série C do Campeonato Cearense. Neste 2021, Zé Rosa, pai de outro famoso fotógrafo, Zé Rosa Filho, completaria 100 anos de vida. Um reconhecimento mais do que merecido a quem clicou, capturou e divulgou por muitas décadas as mais belas imagens da história do futebol cearense.

Tricolor Avassalador

O Fortaleza segue arrasador no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. No 1º jogo da 2ª Fase, diante do Avaí, o time leonino venceu por 2×1 e continua invicto na competição. Os gols foram marcados pelo zagueiro Diguinho e pelo atacante Negueba. A partida dessa quinta-feira, 19, aconteceu no CT Ribamar Bezerra. Na próxima rodada, quinta que vem, o Fortaleza vai a Salvador enfrentar o Bahia. Lembrando que classificam 2 equipes por grupo para as semifinais. O Tricolor está numa chave com Bahia, Avaí e Red Bull.

Defesa do Título

Por falar em Brasileiro de Aspirantes, o atual campeão faz a estreia na 2ª Fase nesta sexta-feira, 20. O Ceará enfrenta o Corinthians, às 15h, no Parque São Jorge, em São Paulo (com transmissão da Eleven Sports). O Vovô está no mesmo grupo ainda com Grêmio e Figueirense (que se enfrentaram com goleada histórica e incrível dos gaúchos por 9×0). O Ceará foi o 2º colocado do Grupo A na 1ª Fase. Depois do Timão, o Vozão encara o Grêmio, em casa, na próxima quinta-feira.

Denúncia Pifada

O Vereador Danilo Lopes (do Podemos) divulgou um vídeo nas redes sociais informando que havia recebido uma denúncia de que os geradores de energia da Arena Castelão estavam danificados e por isso o gramado não teria irrigação. O parlamentar questionou, então, como aconteceria o jogo Ceará x Flamengo, domingo. Em nota enviada ao Jornal O Povo, a Secretaria de Esportes e Juventude do Estado, que administra o Estádio, informou que há uma manutenção programada da subestação de energia da Arena e a manutenção do gramado está sendo feita regularmente. O jogo Ceará x Flamengo, dessa forma, está confirmado, sem nenhum problema ou risco.

Icasiano em Portugal

Assim como Jardel fez sucesso no Porto, outro cearense vive a expectativa de brilhar no Estádio do Dragão. O lateral-esquerdo Wendell, que começou nas categorias de base do Icasa, assinou contrato até 2025 com o time português. Wendell, que tem 28 anos, deixou o Bayer Leverkusen, depois de 6 temporadas com titular absoluto da equipe alemã. Boa sorte a ele e se tiver metade do sucesso do Jardel, terá um futuro brilhante em terras lusitanas.

Domínio Brasileiro

Depois perder a Copa América para a Argentina, o futebol brasileiro deu a resposta de imediato nas competições de clubes no continente. Nas semifinais da Sul-Americana, dois times: o Bragantino vai enfrentar o Libertad (do Paraguai) e Athletico paranaense encara o Peñarol. Já na Libertadores, pela primeira vez na história do torneio, três equipes do mesmo pais chegam à fase semifinal. Os duelos também já estão definidos. O Flamengo pega o Barcelona de Guayaquil enquanto Atlético/MG e Palmeiras fazem o outro confronto.

Permanência no G4

Essa sexta-feira, 20, tem futebol cearense pelo Campeonato Brasileiro. Caucaia e Atlético se enfrentam pela 12ª Rodada do Grupo A3 da Série D, às 16h, no Estádio Raimundão, em Caucaia (com transmissão da Eleven Sports). A Águia vem de bela vitória sobre o líder ABC, no Domingão, por 1×0, e quer se manter no G4, onde ocupa a 4ª colocação com 14 pontos ganhos. Já a Raposa Metropolitana luta para não voltar à lanterna. Com 8 pontos, está em penúltimo lugar com a mesma pontuação do Central.

📸 Karim Georges/FortalezaEC

📸 Reprodução/Twitter

Coluna Partículas Atômicas do Blog Nº 80