A convocação de 5 jogadores, que atuam no Brasil, para 3 jogos das eliminatórias da Copa do Mundo nesta sexta-feira, deve alterar mais uma vez o calendário do futebol brasileiro. Tite chamou o goleiro Weverton (Palmeiras), o lateral Guilherme Arana (Atlético-MG), os meio-campistas Edenilson (Internacional) e Everton Ribeiro (Flamengo) e o atacante Gabigol (Flamengo).

“Conversamos com o Manoel (Flores), que é o diretor de competições. E, por se tratar novamente de 3 jogos, vai ser adotado o mesmo critério que adotamos na data Fifa de setembro em relação aos clubes que tiveram jogadores convocados“, declarou Juninho, coordenador de Seleções da CBF.

O Brasil vai jogar em outubro nos dias 5 (contra a Venezuela, em Caracas), 9 ( Colômbia, em Barranquilla) e 14 (Uruguai, em Manaus). Neste período, acontecem as rodadas 24, 25 e 26 do Brasileirão. Os times cearenses vão enfrentar equipes com jogadores convocados.

Na 24ª Rodada, programada para quarta-feira, dia 6, o Ceará recebe o Internacional, no Castelão. Já na Rodada 25, é a vez do Fortaleza receber o Flamengo, na Arena, e o Vovô encarar o Atlético/MG, em Belo Horizonte.

Assim como aconteceu em setembro, quando Palmeiras x Ceará foi adiado (e outros duelos do Flamengo e Atlético/MG), não há data definida para os jogos, que também serão postergados em outubro. Dessa forma, o Brasileirão, que estava previsto para acabar em 5 de dezembro deve ganhar mais datas.

Quem também deve sofrer adiamento é a Copa do Brasil com as finais marcadas para 8 e 12 de dezembro. E olhe que as semifinais estão definidas e confirmadas para agora 20 e 27 de outubro.

Com a prorrogação das rodadas do Brasileirão é muito provável que a Copa do Brasil vá para o fim de dezembro ou até o pior dos cenários ser concluída apenas em janeiro de 2022.

📸Lucas Figueiredo/CBF