Depois de a Turner anunciar o fim das transmissões do Campeonato Brasileiro a partir de 2022, Ceará e Fortaleza começaram a buscar uma nova empresa para acertar os direitos de transmissão para a TV fechada.

Assim como já acontece com os outros 12 clubes da Série A, o SporTV, canal esportivo por assinatura da Globo, deve ser a nova casa de alvinegros e tricolores pelos próximos 3 anos, no lugar da TNT. Apesar da rivalidade centenária dentro de campo, os dirigentes de Ceará e Fortaleza estão juntos na negociação com a emissora carioca. Pelo que o Blog apurou, faltam poucos detalhes para o anúncio oficial.

Assim como aconteceu nas negociações com vários patrocinadores (Zenir, Brisanet, Freitas Varejo, entre outros) a tendência é que o vínculo com o SporTV também seja realizado de forma conjunta e não haja diferença de valores e nem de tempo de contrato.

Ceará e Fortaleza vão assinar por 3 anos (2022, 2023 e 2024). E somente a partir de 2025, já usando a Lei do Mandante (aprovada neste ano), a ideia é que a negociação possa ser feita de outra forma. Isso porque, é possível que até lá a Liga de Clubes consiga sair do papel e os times possam organizar o Brasileirão, nos mesmos moldes das ligas europeias.

Vale lembrar que tanto Ceará, quanto Fortaleza, já possuem contrato até 2024 com a Globo para a TV aberta e PPV. E diferentemente da Turner, o rateio dos direitos de transmissão segue o percentual de 40% entre os clubes, 30% por partidas exibidas e 30% pela classificação final no Campeonato.

Na TNT, 50% era repartido entre os clubes, 25% ia para a audiência e 25% pela classificação final no Brasileirão. Aliás, esse modelo era o que mais agradava aos clubes.

Com o novo vínculo e tudo concentrado na Globo, Ceará e Fortaleza formam uma parceria inédita na Série A com o grupo da família Marinho. Será a primeira vez que os dois maiores clubes do Estado terão todos os seus jogos exibidos pelos canais Globo, seja na TV aberta, fechada (SporTV) ou PPV (Premiere).

📸Arena Castelão