Bahia e Ceará se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, na Fonte Nova, em Salvador (com transmissão do Premiere e TNT) em partida atrasada da 23ª Rodada do Brasileirão, com um único objetivo: se afastar da Zona de Rebaixamento.

Para o time alvinegro, apesar de estar à frente da equipe tricolor (32, em 14º a 31, em 15º), o momento é de enorme pressão e tensão. Já são 6 partidas sem vencer. Nos últimos 13 jogos, apenas uma vitória. Para completar, até agora, não conseguiu vencer nenhuma partida fora de casa.

O enredo já seria dramático para o Ceará por toda a questão da pontuação, pela aproximação do Z4, porém há outro fator forte que pesa neste confronto entre alvinegros e tricolores: o duelo dos treinadores.

Guto Ferreira hoje comanda o Bahia, mas foi despedido do Ceará, porque não conseguia fazer o time jogar pra frente, render em campo, apesar da 8ª posição e de ter ficado 11 jogos sem perder no Campeonato à frente do Vovô. Quem assumiu a equipe alvinegra foi justamente Tiago Nunes.

É óbvio que o Ceará teve melhoras em campo, o time conseguiu criar mais chances de gols. Mas parou por aí. Os resultados não apareceram. Em 9 partidas, Tiago Nunes só conseguiu uma vitória e contra a Chapecoense (rebaixada virtualmente). A escassez de triunfos aliada à dificuldade em encontrar um time titular tem gerado duras críticas ao comandante alvinegro.

Por isso, a partida desta quarta-feira, deve ser um divisor de águas para toda comissão técnica e elenco do Ceará. Se perder, cai mais uma posição e vai realmente lutar para não cair até o fim do Campeonato. Afinal, encarar um rival tradicional, pra quem perdeu a soberania na Copa do Nordeste, em casa, nos pênaltis, diante do ex-treinador, que não servia mais, pode colocar em xeque todo o trabalho do grupo e do treinador.

Por outro lado, se vencer, ganha duas posições (pode ser até 3, caso seja por 3 gols de diferença) e volta para a zona de classificação da Sul-Americana. Além disso, quebra o jejum de 6 partidas sem vitórias e ainda conquista o 1º triunfo fora de casa. Pra completar, terá 2 partidas em sequencia em casa (Fluminense e Cuiabá), com a próxima semana livre para treinar.

Assim, a partida tem tudo para ser encarada com uma verdadeira decisão para os dois clubes, mas principalmente para o Ceará. Vale lembrar que na última vez em que esteve em Salvador, o Vovô venceu justamente o Bahia, por 1×0, na Final da Copa do Nordeste.

📸Kely Pereira/AGIF/CBF
📸Reprodução/Instagram