
Considerado por muitos como o maior presidente da história do clube, Marcelo Paz vai ser reeleito para mais um mandato à frente do Fortaleza, no pleito do próximo dia 11 de dezembro.
Nesta terça-feira, 23, o atual mandatário leonino anunciou a candidatura com a chapa “Juntos Por Mais”, que tem Geraldo Luciano (atual diretor administrativo) como 1º vice e Alex Santiago (atual diretor de futebol) como 2º vice.
“Temos que ter a humildade de saber entender os momentos, de saber ouvir o torcedor. Temos que lembrar que somos um clube popular, que olha para todos os seus torcedores, sobretudo os mais humildes”, declarou Paz, que não deverá ter oposição nas eleições. Se tiver, será apenas para não deixá-lo ser aclamado.

Marcelo Paz assumiu o Fortaleza em novembro de 2017, após Luís Eduardo Girão pedir renúncia ao ter sido eleito 5 meses antes para completar o mandato de Jorge Mota, que entregou o cardo em maio daquele ano. Em dezembro de 2018, Marcelo Paz foi reeleito para o triênio 2019, 2020 e 2021.
Nesse período foram várias conquistas: 3 campeonatos estaduais, 1 Copa do Nordeste, 1 Brasileiro da Série B, melhor campanha da história na Copa do Brasil e na Série A, além de levar o time a disputar pela 1ª vez uma competição internacional com a Copa Sul-Americana. Sem falar de ter sido o dirigente que trouxe para o Pici o técnico Rogério Ceni, que revolucionou o futebol do clube.
E o ano de 2022 deverá ser muito puxado para o Marcelo Paz, que completará em março 39 anos. Não bastasse o trabalho árduo no Fortaleza, onde disputará a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Cearense e Brasileirão, ainda há a enorme possibilidade de participar pela primeira vez da Copa Libertadores, principal torneio do continente.
Porém, durante o terceiro mandato, Paz terá também pela frente um outro desafio: segurar o ímpeto de uma ala tricolor, que o quer levar para o mundo da política. Em 2022, haverá eleições no País. E é inegável o apelo popular que o presidente leonino tem a seu favor (principalmente da torcida). Dessa forma, a candidatura a um cargo eletivo (Deputado Estadual ou Federal) é tratada pelos entendidos no tema como uma vitória mais do que certa.
Vale lembrar, contudo, que de acordo com o estatuto do Fortaleza, caso pretenda se candidatar a algum cargo eletivo público, precisará deixar o clube 6 meses antes do pleito. Com isso, quem assumiria o Tricolor seria, Geraldo Luciano. Porém, é outro que sempre tem o nome especulado para ser candidato. Dessa forma, Alex Santiago assumiria o comando do Fortaleza.
Por outro lado, reconhecido como um dos melhores gestores de futebol do País, o Presidente do Fortaleza já confessou que recebeu propostas de outras agremiações, inclusive da Série A do Brasileiro. No mês passado, ministrou palestra num seminário esportivo em Lisboa, Portugal, sobre o trabalho de gestão realizado no clube tricolor.
Ou seja, se há pressão no mundo da Política, no universo do futebol, Paz já convive diariamente com a turma, que não só o conhece como o reconhece como um dos mais promissores dirigentes da nova geração.
“Não há a menor possibilidade de eu ir para a Política. Eu sou apaixonado por gestão esportiva. É isso que eu gosto e é isso que quero fazer. Não haveria sentido algum, eu me candidatar para Presidente por 3 anos e sair logo no primeiro”, declarou Marcelo Paz em contato com o Blog.
📸Ascom/Chapa Juntos Por Mais
📸Ascom/FortalezaEC
📸Reprodução/Instagram