É apenas o 2º jogo da temporada, mas para o Ceará, o 1º Clássico-Rei do ano não vai ser tratado como um jogo de fase inicial da Copa do Nordeste. Dirigentes, comissão técnica e jogadores estão conscientes do tamanho do duelo deste sábado, no Castelão.

Por isso, os treinos desta quinta e sexta-feira não haverá presença de nenhum integrante da imprensa. O que era algo comum em atividades realizadas no Estádio Carlos de Alencar Pinto, mas para o confronto diante do maior rival não é para deixar escapar nenhuma brecha.

Um dos motivos do mistério é justamente impedir que seja vazado alguma informação de quem será relacionado para o Clássico. Na vitória contra o Sergipe, em Aracaju, por 1×0, 15 jogadores estiveram ausentes, entre lesionados, ou em transição ou positivados para Covid.

Apesar de o último boletim médico informar que somente 2 atletas estão entregues ao DM, enquanto 12 atletas voltaram às atividades (Vina, Lima, Luiz Otávio, Messias, Gabriel Lacerda, Léo Rafael, Jacaré, Richardson, Jefferson, Richard, Erick e Gabriel Santos) e Fernando Sobral está na transição, não é possível saber quem estará apto para jogar no sábado.

Com o rival na Libertadores e contratações de impacto, a pressão em cima da diretoria do Ceará está enorme, ainda mais porque o próprio time alvinegro desperdiçou a chance de garantir vaga no principal torneio de clubes do continente e teve de se contentar com a Sul-Americana. Pra completar, alguns dos reforços não agradaram ao torcedor, que ainda espera por um atacante.

Assim, uma vitória diante do Fortaleza não só ajuda na tabela de classificação, no histórico de confrontos, como ainda pode fortalecer os dirigentes do clube, que estão pressionados. Em compensação, um revés pode culminar com a ira da torcida.

Em meio ao mistério, o Ceará ainda chega para o Clássico depois de padecer não só com as ausências, mas com a desgastante viagem a Aracaju, o adiamento em 2 dias da partida contra o Sergipe e a mudança de planejamento. A representação de todo o elenco estava marcada para segunda-feira, mas só aconteceu nessa quarta.

📸Israel Simonton/CearaSC

📸Felipe Santos/CearáSC