Os clubes participantes da Série C do Brasileiro juntamente com a CBF se reuniram nesta sexta-feira, 04, para decidirem sobre a competição, que está marcada para começar em 10 de abril e finalizar em 1º de outubro. Os dirigentes das 20 agremiações decidiram alterar a fórmula de disputa.

A partir desta temporada a 1ª Fase da Série C será realizada em turno único. Com os 20 times jogando entre si. Serão 19 partidas para cada. Nos últimos anos, a 1ª etapa do campeonato era divida em 2 grupos de 10 com as equipes jogando em ida e volta.

Já a 2ª Fase não foi alterada. Os 8 melhores clubes da etapa anterior serão divididos em 2 grupos de 4, em partidas de ida e volta. Os 2 melhores de cada chave sobem para a Série B e disputam a final do Campeonato.

Um dos pontos de discórdia e de intenso debate na reunião foi para definir quem jogaria as 10 partidas em casa na 1ª fase, já que serão 19 jogos. Ficou decidido que os 10 melhores no Ranking da CBF serão os contemplados.

Assim, Ferroviário, Floresta e Atlético (que vai disputar pela primeira o Campeonato), os representantes cearenses na competição, farão 10 jogos como visitante e 9 como mandante.

De acordo com o ge.com, 12 clubes votaram a favor das 19 rodadas na primeira fase. Enquanto 8 clubes, todos da região Nordeste, preteriram a mudança. O time do Confiança foi o único nordestino a votar a favor da mudança.

A Série C do Brasileiro será disputada por: ABC, Altos, Aparecidense, Atlético/CE, Botafogo/PB, Botafogo/SP, Brasil de Pelotas, Campinense, Confiança, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Manaus, Mirassol, Paysandu, Remo, São José/RS, Vitória/BA, Volta Redonda, São José/RS.

📸Lucas Figueiredo/CBF
📸Lenilson Santos/FerroviárioAC